QUEM EDUCA O FILHO???

Passava um pouco das 22 horas.Claudia e seu esposo já haviam ido dormir, pois o sábado havia sido cansativo.Logo após desligar as luzes da casa, ela ouviu o som do portão batendo.Sacudiu imediatamente o marido:

-Fernando!Tem alguém passando pelo portão.

Levantaram-se num pulo.correram para fora de alma limpa, sem sequer pensar no que poderia os esperar...Teve tempo para ver apenas uma roda de bicicleta...Alguém saíra da casa usando uma bicicleta.Correram até o quarto do filho mais velho...Ele não estava lá.A televisão e o computador estavam desligados.Não havia sequer um sinal do filho.

Claudia ficou preocupada:

-Onde estaria João?Ele tinha apenas 12 anos.Não podia sair assim sem dar uma satisfação a ela ou ao pai.O que poderia estar acontecendo?Onde ele teria ido???

-Fernando!Cadê nosso filho?Ele te avisou que iria sair?Mas...Sair numa hora dessas?Depois que todos foram dormir?E, sem me avisar?

Preocupada.Claudia deitou no sofá da sala e aguardou a volta do filho.Pouco mais de meia noite ele retornou.Ela ouviu o som do portão e depois o barulho da corrente da bicicleta sendo empurrada pelo quintal.Escutou ele guardar a bicicleta e entrar.Quieta, ela esperou que ele entrasse na sala, quando ele entrou, ela não pôde mais se conter:

- Onde você foi???Porque saiu escondido?

-Fui na casa de uns amigos?

-Amigos???Que amigos são esses que para encontrá-los você sai escondido de mim?

-Não mãe...É que eu...

Claudia pegou o telefone e falou:

-Vou ligar para a policia.Quero saber o que fazer com você.Preciso saber que atitude tomar.

Pegou o telefone, discou 190 e quando responderam:

-Emergência.

Falou:

-Não é emergência não.Só quero saber o que fazer com meu filho.Ele tem 12 anos.Sai de casa escondido, não sei para onde foi.Se ele fizer algo errado, que for contra a lei, vocês pega ele por aí e “metem” o cassetete nele e eu não posso bater para educá-lo.então o que eu faço?

Do outro lado da linha:

-Calma senhora.Vamos conversar.Fale o que está acontecendo.Podemos ouvir.

-Não.Não quero mais!

Claudia desliga.Liga para outro numero...

-Alô!È do NAI?(Núcleo de Atendimento Integrado:Lugar onde os adolescentes recebem igual tratamento, desde aqueles que se envolveram em uma simples briga na escola até os que cometeram delitos mais graves. O procedimento é ágil, específico para as necessidades dos jovens e envolve a família, que também recebe o atendimento de diversos profissionais. Uma das principais características do sistema é a prevenção, que consiste em intervir para não deixar que o adolescente continue avançando na prática de delitos. A filosofia do núcleo é olhar para o contexto em que vive o adolescente, não só para o crime praticado).

-Sim é do NAI.

Os olhos de João arregalaram:

-Mãe!Não é motivo para isso.Eu não fiz nada de mal.

Claudia desliga mais uma vez o telefone e olha para o filho:

-Está bem.Você vai ficar um mês sem internet e sem celular.

-Mas mãe...

-Nada de mas...Vá dormir.Amanhã estará de castigo.

Todos vão dormir.

No outro dia Claudia vai para o trabalho e ao chegar em casa já quase noite, o filho está tranquilamente frente ao computador.

-João!Eu não falei....???

-O pai liberou.

E agora?Um tenta colocar regras.Educar.Outro as quebra.Como fica???

Claudia vai para o quarto e chora se sentindo impotente....

Wal Ispala
Enviado por Wal Ispala em 16/03/2015
Reeditado em 16/03/2015
Código do texto: T5172376
Classificação de conteúdo: seguro