Professor, Mágico da Vida
Passei dois dias buscando definições para o professor. Confesso que descobri que ele é quase mágico. "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". (Cora Coralina). "O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas". (Jean Piaget). "Um professor é a personificada consciência do aluno; confirma-o nas suas dúvidas; explica-lhes o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar". (Thomas Mann). E assim temos muitas outras definições porque Professor é pajem e ensina, Professor é enfermeira e ensina, Professor é formador de opinião e ensina, Professor é carinho e ensina, Professor é político e ensina, Professor é educador e ensina. Isto nos leva a refletir sobre tantos assuntos. Ouvimos nos dias de campanha política que Minas tem a melhor educação do Brasil, isto com os salários que temos, imagine só se fôssemos bem remunerados, pudéssemos comprar bons livros e tivéssemos uma jornada de trabalho mais amena? Facilmente teríamos a melhor educação do mundo! Outro político disse que um deputado nunca deveria ganhar mais que um professor da rede pública, porque a fala não é outra: Um Professor jamais deveria ganhar menos do que um deputado? Mas vamos deixar este assunto pra outra hora, este momento é para valorizar este trabalho tão belo dos nossos professores. Um Professor passa quatro horas com trinta criança, tarefa muitas vezes temidíssimas por certas pessoas e ensina, um professor de ensino médio passa cinquenta minutos com trinta adolescentes, consegue manter o foco e ensinar, quando a Rede Globo gasta uma quantia exorbitante para manter a Malhação cinquenta minutos no ar para entreter os adolescentes e ensinar muitas vezes o que não deferia ser aprendido. Mas, amigos professores, sei que a maioria dos professores é professor simplesmente pelo fato de gostar de ensinar, por amar as pessoas, por acreditar que a uma boa educação é a solução para todos os problemas de uma nação. É fato: não se tem bons médicos sem bons professores, bons políticos sem bons professores, bons professores sem bons professores, bons advogados sem bons professores, bons alunos sem bons professores e bons professores sem uma boa educação. Professores: viu porque acredito que somos quase mágicos? Porque apesar das dificuldades existem bons médicos, bons políticos, bons professores e bons alunos. E existe a esperança de uma educação melhor no Brasil. Parabéns professores, sua profissão é luz na escuridão, é carinho ao abandonado, é mão forte ao fraco, é esperança ao que não mais acreditava. É linda! Parabéns professor, mágico da vida.