CADA MACACO NO SEU GALHO.

Existe um provérbio popular cheio de verdade, “cada macaco no seu galho”. É assim com os homens também, pela atividade que desenvolve, pelo conhecimento que procura sempre aumentar, nele crescer, com humildade, trocando idéias com mentes iguais, processo que enriquece, respeitando como regra imutável a verdade, esclarecendo o que dela se afasta ou ignora e exercendo o hábito salutar da educação, cumprimentando, saudando,sendo civilizado.

Só aprende quem pode aprender e só se deve ensinar em ambiente propício a recepcionar o ensinamento. Assim, cada macaco deve habitar seu galho, da mesma forma que o mais forte caça na savana como faz o leão, valente e atemorizando a todos, respeitado pela força, e a águia, altaneira e sábia é intocável, estando nas alturas, sem soberba voando mais alto e todos a reconhecem, e a coruja, em sua favorecida, quieta e imóvel atenção, arguta, enxerga nas sombras e mata o rato, antes da cobra disseminar sua peçonha, ser bíblico que covardemente rasteja e se esconde para dar o bote, muitas vezes inócuo. É assim também na sociedade. Aí estão os leões, as águias, as corujas, os ratos e as cobras. Basta olhar a sua volta.

Há os que na disfunção de percepção caminham sem discernimento, fora de suas balizas, vivem uma vida limitada na ambiência social,mas vivem...

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 15/03/2015
Reeditado em 15/03/2015
Código do texto: T5170423
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.