biografia-2.jpg
     MAS QUEM DISSE QUE SOU POETA ?
 
     Creio que ainda era bem criança quando ouvi pela     primeira vez a palavra “poeta” e só mesmo     quando já era adolescente é que comecei a idealizar o personagem .
     Na minha mente poetas eram todos aqueles que tinha cabelos compridos, bem maiores do que o normal e invariavelmente sofriam por amores desfeitos e paixões desenfreadas , que na verdade não duravam muito .
     Não me lembro de ter conhecido nenhum poeta      que não bebesse a ponto de se embriagar com      frequência , que fumasse exageradamente além de todos eles serem excessivamente magros . Também não me lembro de ter ouvido falar, na minha adolescência , de nenhum poeta gordo .
     Comecei a tomar gosto pela poesia quando escutei os primeiros versos das modas caipiras e passei a detestar essa mesma poesia quando tive , pela primeira e desastrada vez, contato com os perfeitos versos dos Lusíadas . Pensava que jamais outra pessoa seria capaz de escrever  sequência tão perfeita , alguns versos até incompreensíveis, como Camões .
     Fui crescendo, amadurecendo e conheci outros poetas, cheguei mesmo a ter um amigo que era apaixonado por uma mulher casada e que fazia versos , bebia muito e era tão magro que seu apelido era “esqueleto”.
    Mas ainda assim, ele sempre fez questão de defender    que    era um poeta apaixonado e que sua musa, mais dia menos dia se tornaria sua amante . A dúvida no caso seria saber se, tendo sua musa como amante ele continuaria sendo um poeta .
    O tempo continuou passando, comecei a tomar gosto pelos rabiscos e eis que um belo dia me surpreendi    com    a possibilidade de fazer algumas rimas pobres , bem pobres rimas é bem verdade. Só que, não tinha musa, não era tão magro assim e nem tinha cabelo comprido mas , na época que descobri o gosto pelas letras também aprendi    a beber . Pelo menos isso , pelo menos na    minha cabeça, tinha   algo   em comum com os poetas .
    Hoje em dia, talvez por ter aprendido a aproveitar melhor o meu tempo, quem sabe por ter pouca coisa mais séria a fazer já não bebo , passo muito tempo rabiscando, buscando fórmulas novas de combinar letras , abrindo o coração para colocar no papel o que sou, como sou, como penso, o que sinto, o que sonho (.....e como sonho!.....) .
     Mas sinto que ainda falta muito para me considerar um poeta . Mas muito mesmo ! Ainda que deixasse o cabelo crescer e penso que até não ficaria tal mal assim , de longos cabelos prateados e com alguns cachos , faltaria muito para me considerar     um poeta . Poderia até voltar a beber e aprender a fumar mas, não sei se valeria a pena .
     Também, já não tenho musa e nenhuma paixão , tenho alguns assuntos de amor mal resolvidos e que quando me lembro incomodam mas, ainda falta muito para ser um poeta .
      Talvez eu escreva um livro só de poemas mas, para escrever um poema preciso estar motivado,    ter uma paixão e, se servir de inspiração posso até deixar o cabelo e a barba crescerem . Pode dar certo mas, para ser poeta, ainda falta muito .
     E pensando bem, já maduro, vivido, ainda aprendendo a soletrar decassílabos, o que é mesmo um poeta ? Ou melhor, como é que se comporta um poeta de verdade ?
     Será que terei mesmo que deixar a barba e o cabelo crescerem ? Vamos fazer assim, na dúvida vou ver se arranjo uma musa, dessas bem calmas e pacientes, vou dar corda e abrir as portas do meu coração, passar a beber só vinho do Porto , procurar rabiscar uns versinhos mais melosos mas com tudo isso e depois disso , alguém vai dizer que sou um poeta ?
       Creio que não .....

905b409174e2eac369db689bdc15d9db.jpg

                      *********
 
               .....esta crônica foi poublicada originalmente em 26/02/2012 e estou trazendo de volta como lembrança pelo "DIA DA POESIA" .
    
 As imagens são do  google de "CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE" e de "MANUEL BANDEIRA" .....
WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 14/03/2015
Reeditado em 14/03/2015
Código do texto: T5169848
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.