Confronto

Embora não goste de violência, ela está presente na maioria dos meus contos. Nas crônicas, não.

Irresponsavelmente, Lula tem insuflado movimentos organizados, como o MST e grupos desconhecidos, que chegaram no Brasil e logo tiveram acolhida e trabalho, ninguém sabe como, O falastrão irresponsável tem incentivado o ódio entre classes sociais e feito ameaças de colocar nas ruas “o exército de Stédile”. Este ‘exército’ seria composto por membros do MST, comandado por João Pedro Stédile, economista gaúcho mascarado de líder revolucionário.

Por sua vez, o ‘comandante’ Stédile fez veemente discurso na Venezuela, assistido pelo ditador assassino Maduro, afirmando que a América do Sul tem que ser livre e progressista, bolivariana e que a luta está pronta.

Ora, tanto Lula quanto Stédile estão sujeitos a denúncia do Ministério Público Militar, perante a Auditoria Militar competente, por crime contra a segurança nacional, parecendo ser o mais exato o tipificado no “art. 24 - Constituir, integrar ou manter organização ilegal de tipo militar, de qualquer forma ou natureza armada ou não, com ou sem fardamento, com finalidade combativa.” A incitação à luta de classes pode ser também usada: art.23, I, da lei LEI Nº 7.170, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1983.

A prisão de ambos pode ser efetuada em flagrante, cabendo ao Juiz-Auditor a decisão se é possível ou não os acusados responderem presos ou não.

Caso haja represália de qualquer grupo armado, as forças militares não precisam intervir. Basta uma ordem ao Batalhão de Operações Especiais – BOPE do Rio de Janeiro e São Paulo, tropas altamente treinadas no dia a dia contra os elementos mais perigosos conhecidos naquelas duas cidades, e não contra amadores em guerrilhas. Disciplinadas, forças valentes e muito violentas no combate, que qualquer insurreição será rapidamente debelada.

Os serviços de informações militares acompanham os movimentos, e tanto Lula, quanto Stédile estão sendo vigiados de perto, o que não é novidade alguma, eles sabem disso. Existe certa cautela é com o uso do BOPE/RJ e BOPE/SP, pelo fato de serem seus componentes extremamente agressivos e bem armados.

Ninguém deseja o confronto, mas se ele vier a sociedade democrata está pronta.