DIÁLOGOS
DIÁLOGOS
Nas margens da vida existe um rio cuja as águas levitam a felicidade e a tristeza, mergulhado nele estão dois homens um aprendiz jovem e outro filosofo, velho em sabedoria que dialogam, há calma em seus diálogos.
VELHO
----Tudo na vida passa, ate o infortúnio de não ser correspondido.
JOVEM
--- Sim, mas que é bom para mim talvez não seja bom para você, logo não queira me converter no seu modo de viver.
VELHO
---Mas a vida é um passeio publico passamos sobre ele sem notar as cores das pedrinhas multicoloridas e a doçura da beleza tirânica às vezes causa rugas amargas no futuro então olhe para dentro de si com os olhos da esperança e não se vende idéias, mas as doam.
JOVEM
----É, mas se olharmos de dentro para fora veremos um homem de fora para dentro e não somos deuses.
VELHO
----Desistir nem pensar, pois se o chegar é o alvo e a ruelas da vida nos levam há uma via lenta da experiência um homem se revela é de dentro para fora.
JOVEM
----Pensar é não desistir de viver, pensar é a certeza de vida e aos tolos se responde é com o desprezo mesmo de dentro pra fora.
VELHO
----Sim os tolos frustrados não têm papas na língua e palavras torpes são calvários que diluem junto ao vento que vão de fora pra dentro.
JOVEM
----Quem quer ver os deuses deve tirar a fenda dos olhos.
VELHO
----O comprimento de sua palavra ditara a largura de suas conquistas, pois os dilemas são os corredores do nosso labirinto interior, conflitos internos de toda alma e os deuses não habitam com homens.
O JOVEM
----A mentalidade de um homem traduz as suas macelas e sua solidão.
VELHO
-----Sim existem pessoas que são movidas a interesses por isso vivem estacionadas em suas frustrações e solidão o lamento é que mata as conquistas e quem não deixa o amanhã brilhar seu futuro se torna fosco.
JOVEM
-----Não imploro o jardineiro uma flor, mas planto meu próprio jardim.
VELHO
----você é jovem e nas origens de um conceito há sempre de se reconhecer o não saber, então vai devagar, construa seu jardim, mas co a ajuda do jardineiro se não der pelo menos você mediu a primeira boca dos vendavais.
JOVEM
----Quem da ouvidos as calunias e boatos seus objetivos se tornam pequenos, pois a inveja fecha as portas para que os sonhos não se realizem.
VELHO
----Há pessoas que se escondem atrás da palavra para dar um ponto final em suas atitudes e viver para muitos é fazerem dos dogmas suas incubadoras, mas morrem na solidão de sua mera sabedoria.
JOVEM
----O homem planeja seus caminhos, mas são seus passos para o que o consagra.
VELHO
---O que se explica será sempre comum e a arte se encontra é no inexplicável, contudo renove o inexplicado a inteligência nasce é na constante observação dos fatos. Jamais se ache superior a ninguém, pois a sua superioridade se revela é no silencio das suas conquistas e a mentira é uma profecia sem o aval dos deuses.
JOVEM
---As vezes suas revelações são de um velho louco, mas tem mais verdades do que a lucidez de um jovem.
VELHO
---As vezes? É, o meio em que vivemos pode antecipar o nosso fim intelectual.
E saíram das águas do rio. Tendo o jovem ao sair já não era o mesmo dando ao velho sua mão.