Mensagens que edificam - 36

Uma das piores experiências para quem ama o conhecimento é se dar conta de que foi enganado. É descobrir que lhe ensinaram inverdades e o fizeram acreditar em mentiras. A confiança existente de um discípulo para com um mestre é tão grande que por vezes o discente, mesmo que diante de algo reticente, prefere descansar naquilo que o guru disse e assim ter o possível equívoco como algo pertinente. Seria totalmente convincente se este tal professor fosse algo mais do que simplesmente gente, mas ele é tão falho quanto quem o ouve. O conhecimento, no entanto, o puro conhecimento que traduza com clareza e imparcialidade os acontecidos jamais serão coniventes com qualquer discrepância. Uma coisa é a letra e quem a escreveu, outra coisa é quem a descobriu e leu. O que está grafado não mentirá, mas aquele que decifra será passivo de deslizar. O grande consolo é que nem em toda interpretação há dolo, pois compensando os impostores, intencionais ou não, sempre haverão sinceros doutores que trarão, não remendo, mas o remédio certo para neutralizar qualquer possibilidade de literário envenenamento. Ao longo da história sempre foram relatados verdadeiros e falsos mestres. O verdadeiro não tem prazer no logro, ao passo que o falso tem o enganador por sogro, pois é casado com a mentira. Toda a programática de ensino aplicada e conhecida no mundo é, de alguma forma uma plataforma criada num acordo conspiratoriamente conivente com toda a sistemática que obedecendo uma diretriz, não foge à regra de estabelecer um padrão comum atendendo os anseios de quem dá as cartas. O mundo já há muito tempo está pequeno. Bem antes de todos os avanços tecnológicos os "senhores" de maneira magistral conseguiam controlar tudo, e confundindo-se com um cenário teatral criaram um roteiro com protagonistas, figurantes e uma plateia pronta e atenta para aplaudir cada ato, como se tudo fosse atestado quando o verdadeiro enredo da história é um desacato. Vivemos o descortinar, não dos picadeiros, mas dos bastidores deste espetáculo grotesco. É bem verdade que levaram séculos, mas nada como uma verdade tardia do que uma mentira perpetuada como magia. A farsa acabou!

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 07/03/2015
Reeditado em 08/03/2015
Código do texto: T5161945
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.