A ÉTCA BRASILEIRA MORREU

A ÉTCA BRASILEIRA MORREU

A ética brasileira nos parece ter uma verdadeira ligação com que preceitua os conselhos religiosos acontecidos no durante a história. Sabemos que no ano 33, foi Jesus entregue à morte pelo beijo de um de seus discípulos – mas muito ignoram que o mesmo Cristo, no ano 313, foi assassinado pelo beijo de outro discípulo dele, o primeiro imperador cristão Constantino Magno. O beijo de Judas matou o corpo de Jesus o beijo de Constantino matou o espírito de Cristo. O beijo com que Constantino Magno traiu o Cristo foi o Edito de Milão, do ano de 313, que pôs termo a três séculos de perseguição – mas como esse - beneficio de discípulo preludiou século de malefícios de traidor: convidou os discípulos de Cristo a se integrarem na organização do Império Romano; fez do cristianismo a religião oficial do Estado, uma religião estatal, defendida mediante armas, política e dinheiro – armas para matar os inimigos, política para enganar os amigos, dinheiro para comprar e vender consciências. “Já tocamos inúmeras vezes nesse assunto, mas essa conotação está inserida no livro:” “Que vos parece do Cristo do grande teólogo Huberto Rohden?”. Meu vizinho amigo e admirador, pois convivi na minha infância com seu filho, que apelidamos de “lêndia”, quase todas às vezes que freqüentava a casa de meus pais na Rua Padre Mororó lá estava “piolho” contando as belíssimas jogadas e os grandes craques que conviveram com ele. Apesar de doente há muito tempo não perdia a esportiva e naquela alegria peculiar, relatava fatos do futebol acostumadinho. Muito amigo de meu saudoso pai sempre fazia uma comparação do futebol de sua época e da época atual. Apesar de ser destro, tinha um verdadeiro canhão no pé esquerdo. Da época antes e dantes de piolho recordamos o nome de grandes craques, hoje com a correria desenfreada e a falta de organização no esporte bretão, não conseguimos assimilar o nome e a escalação dos times cearenses. O que não acontecia num passado recente.

Times grandes, médios e pequenos tinham craques notáveis e era difícil encontrar um torcedor por mais neófito possível que não soubesse de co e salteado a escalação desses times fabulosos. Cito “alguns:” Nacional - Usina Ceará, Maguary, Gentilândia, Calouros do Ar, América, Orion Futebol Clube, Tramways Sport Clube, Stella Foot-Ball Club,

Estrela do Mar entre outros. Na coluna do desportista Tom Barros do DN de 5 de junho de 2007, estão às inúmeras conquistas do querido “piolho”. Foi craque também na profissão que abraços, fundidor – fundia ferro. Sua época áurea foi nos anos 40/50. Campeão juvenil de 1937 a 1939. Novamente tri campeão juvenil nos anos de 1940/41/42. (Em 1944, aos 19 anos, ingressou no time principal do Fortaleza, conquistando o bi-campeonato cearense (1946 3 1947), campeão em 1949 e bi-campeão em 1953/54). Pelo Leão do Pici foi bi-campeão do Nordeste em Natal no vizinho estado do Rio Grande do Norte em 1946/47. Esteve no Sampaio Correia do Maranhão, Sport do recife e Botafogo do Rio de Janeiro. Certa vez, ao comentarmos futebol, indagamos do piolho quais os jogadores da atualidade que ele levaria para seu time, respondeu nenhum. E do passado: Mozart, Moésio, Haroldo Castelo Branco, Pacoti, Gildo, Facó, Mano, Lucinho, Amilton Melo e o velho Croinha. Desencarnou - Valdemar Felipe da Silva aos 79 anos, a família enlutada nossos votos sinceros de gratidão, amor e paz. Código de ética para blogs, criar regras para a internet é muito difícil, mas também devemos incluir nesse rol o famoso Orkut.

Ainda sobre o meio-ambiente, muitos afirmam que a preservação pode ser feita on-line, não acreditamos. Web Verde é informar e educar. “Um dia a terra vai adoecer - não ela já está doente”. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios, isso já acontece em profusão. Quando esse dia chegar (Já chegou), os índios perderão o seu espírito. “Mas vão - recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverencia pela sagrada terra”. Diríamos, jamais. Vontade também consola. Mosquito inteligente continua sua sanha assassina, mata mais dois em Sobral - Ceará. População com mais de 60 anos ganha até um mínimo, num percentual de 66%. Potencial eólico garante auto-suficiência, três parques do estado abastem 50 mil residências e porque não aproveitam o que temos de melhor e o ano todo, o sol. Implantar o sistema de energia solar. Investir em vento e carvão, em vento sim, carvão não. Estrangeiros afirmam que deixam 10 vezes mais incentivos para o Estado. Polícia fecha o cerco contra a “máfia do empréstimo”. Queríamos apenas saber quem autorizou tamanha falta de consideração para com os aposentados. IJF (Instituto Jose Frota além de seu limite). Apenas 10% da população cearense – é atendida pelo hospital. Com 407 leitos e uma fila homérica que não pára de crescer. Paciente espera até nove dias por atendimento, o fluxo anual do hospital é de 250 mil pessoas, superior ao fluxo de grandes países da Europa, Estados Unidos e Canadá. Diretor, Wandembrg Rodrigues dos Santos está preocupado e aqui colocamos um posicionamento: Os hospitais do interior servem para quê? OAB (Ordem dos Advogados do Brasil quer suspender zona azul na capital, senhores essa zona está tão preta que o azul já sumiu há muito tempo). DAS (Divisão Anti Seqüestro) apresenta sete seqüestradores presos, duelo de torcedores deixa oito PMS feridos. Meu Deus essa parafernália envolvendo Ceará e Fortaleza já deveria ter acabado há muito tempo, os baderneiros deveriam ter um destino certo, a cadeia.

Bandido baleado é detido no hospital. Florival Menezes Júnior, 24 anos era um dos assaltantes do carro pagador que trocou tiro com policiais no viaduto próximo ao aeroporto Pinto Martins. Foi baleado e encontra-se internado no IJF. Meliante ainda conseguiu levar R$ 100mil reais. Inquérito sobre pedofilia é concluído, agora teremos todos os pedófilos na cadeia. Prima de Ana Bruna depõe por 4 horas, por favor, dêem proteção a essa jovem, pois corre o risco de se tornar mais uma queima de arquivo. (DN-Polícia, 06 de junho de 2007). Comandante da PM tinha registro de advogado na OAB e como policial da ativa gerava-se incompatibilidade. Seu registro foi cassado, porém comandante nega afirmando ser vítima de boato, pois há anos o seu registro já se encontra cancelado. Agentes penitenciários sofrem ameaças de autoridades governamentais, pois reinvidicam melhores salários. Patativa do Assaré é a celebridade mais falada e conhecida no Ceará. Estado sinaliza investir mais de US$ 104 milhões em obras de infra-estrutura no Porto do Pecém. Não seria dinheiro perdido? Absurdo: classe média trabalha 156 dias só para pagar tributos, isso é que poderíamos chamar de trabalho escravo, esse tipo de trabalho é crime. Até que enfim, Riviera começa a sair do Papel. Será um mega-projeto e já foi lançada a pedra fundamental. R$ 1,8 bi está em jogo. Aquiraz será a cidade beneficiada. Pescadores de lagosta criam lobby e investem R$ 3mil em caçoeiras

Não a demolição: STJ (Supremo tribunal de Justiça decide manter barracas de praia). Faroeste urbano: Tentativa de assalto acaba em tiroteio. Delegado e promotor trocam acusações na Assembléia Legislativa. Ceará poderá ser incluído no Pronasci - programa para combater a criminalidade. Assaltante do Shopping Iguatemi é apresentado na DRF (Delegacia de Furtos e Roubos). Cartãozeiro é detido dentro do banco, estava de posse de 11 cartões clonados. Assalto termina em tiroteio e perseguição, polícia leva vantagem mais uma vez e R$ 80 mil reais são recuperados. CPI do apagão: Aeronáutica nega os “pontos cegos”. Seiscentos controladores de vôos serão contratados. “Relator chama colega de ‘Pedro Bó”, farpas são trocadas sobre as causas do acidente com o avião da - Gol e do Legacy. 29 noves pessoas presas por roubos de cargas. Operação Navalha: Chinaglia não cogita criar CPI – nem convém, pois todas terminam em pizzas. Em todo instante confiamos em deus. No que fazemos pensamos em Deus. Com que vivemos pensamos em Deus. Por onde sigamos, sigamos com deus. No que acontece, Deus faz o melhor. Tudo o que temos é bênção de Deus. Resguarda a consciência sempre limpa de culpas. Antes a prova da vida, não esmoreça nunca. Se vieres a cair, ergue-te e recomeça. Cultiva no trabalho a bênção do teu pão. Lembra a regra da paz, ama e perdoa sempre. Estende o bem a todos e vencerás com Deus. (Emmanuel).

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 06/06/2007
Código do texto: T516179
Classificação de conteúdo: seguro