Escolhas

Boa tarde meus caros 23 fiéis leitores e demais 36 de quando em vez. Eis-me aqui, exatamente na Baca hora, no Baca dia, no Baca local. Para mim, disciplina é tudo, compromisso é fundamental, desde que não vire obsessão e tampouco rigorosismo.

O que importa é que as coisas sejam escolhas conscientes de nossa parte, pesando os prós e contras, mensurando o que desejamos e as possibilidades concretas, levando em conta os custos dessas escolhas e se as brigas que compraremos por elas valerão a pena ou não.

Às vezes queremos muito uma pessoa e ela não nos corresponde com a mesma intensidade. Daí investimos muito, apostamos alto e conseguimos uma relação que, depois, via de regra, se desmancha a um custo altíssimo recheado de mágoas. Ficamos tristes com a pessoa, mas, na verdade, fomos nós que plantamos essa urtiga em nosso canteiro, insistindo contra a natureza específica dos sentimentos de outrem.

A nossa mágoa é, assim, em muitos casos, a dor de nosso próprio egoísmo, insatisfeito. E a gente demora para aprender coisas simples assim, que fazem toda a diferença na vida.

No trabalho, a mesma coisa: frequentemente somos muito rigorosos ou com a gente ou com os outros, exigindo uma disciplina e um compromisso irracional para com responsabilidades que, na maioria dos casos, estão aquém das nossas possibilidades ou das dos outros.

Quando isso parte da gente para os outros, nos tornamos chefes carrascos e insensíveis; quando é de nossa própria parte, é um autoflagelo. Muitas vezes não temos mais condições de realizar determinadas tarefas e, por vaidade ou por interesses financeiros, insistimos e forçamos a barra contra os limites de nossa saúde física ou mental. Depois, quando a vaca vai pro brejo por absoluta falta de condições, o custo da insistência revela-se maior do que o ganho momentâneo.

A vida é também feita de escolhas, algumas delas vem antes como aviso. E a vida também é feita de impossibilidades, que, daí, não são uma questão de escolha, após já termos tido a possibilidade de as fazer a fim de preservar dissabores futuros.

Eu penso bastante nisso.

Abraço a todos e até sexta-feira que vem, escolha que é para mim uma disciplina, um rigor e um compromisso possíveis.

------

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

Mais textos em:

http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Em 2015 talvez eu dê um jeito nisso... Mas acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013.)

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 06/03/2015
Reeditado em 06/03/2015
Código do texto: T5160441
Classificação de conteúdo: seguro