Carpe diem é uma expressão  em latim citada no poema  de Horácio, poeta e filósofo romano, significando  colha o dia ou aproveite o momento.
 
Se pararmos para refletir sobre o assunto, notaremos que as pessoas  preocupam-se  sempre com o que vem depois e raramente com o que estão vivendo no agora.
Dia desses cheguei num mercadinho perto da minha casa e pedi uma grade de ovos, a dona do mercado me disse que o preço do ovo havia abaixado, eu comemorei efusivamente, pois não é comum a queda de preços. Diante ao meu entusiasmo a mulher me alertou: “ Não fique tão contente, porque na hora que aumentar  será um desastre”. Eu não acreditei no que estava ouvindo e não me contive em corrigir o sentimento negativo daquela criatura, respondendo: “Quando o preço aumentar a gente sofre, mas agora vamos comemorar, porque não sabemos nem se estaremos vivas quando isso acontecer!”
 
Normalmente é assim que as pessoas encaram a vida, estão sempre preocupadas no que está por vir e não vivem o presente, não valorizam as boas coisas que acontecem.
Se pararmos para pensar  que o universo existe há cerca de 15 bilhões de anos e a nossa média de existência é de 80 anos, chegaremos a conclusão de que a nossa vida não passa de um suspiro. E se não aproveitarmos cada momento desse suspiro, nada viveremos.
 
Momentos são instantes únicos que não voltam, não devemos desperdiçá-los com preocupações futuras.
O que está para acontecer não importa, viver o momento é a chave da vida.
A única certeza desta vida é que um dia partiremos, só não sabemos quando, então não há lógica deixarmos de viver o agora com a preocupação do futuro, porque este pode nem chegar.
 
Se você até hoje, nunca parou para refletir sobre isso, ainda dá tempo, viva o agora porque o amanhã poderá não existir.
 
HILDA STEIN
Enviado por HILDA STEIN em 03/03/2015
Código do texto: T5157298
Classificação de conteúdo: seguro