Mensagens que edificam - 30

Conhecimento, a busca perfeita. De tudo que se pode obter na vida isto é algo que ninguém poderá roubar de ti. Podem roubar os seus bens, seu dinheiro, todos os seus pertences, até mesmo aquilo que está trancado no mais seguro dos cofres, aquilo que tu manténs a sete chaves, entretanto aquilo que está guardado na sua mente jamais será violado e se tu não abrires a tua boca ou não te expressares por qualquer outra via de comunicação ninguém poderá subtrair. Por isso mesmo o conhecimento é o mais valioso bem. É ele que te leva a lugares que nem todos irão; é ele que faz ver com olhos incomuns; é ele que te faz ouvir com ouvidos que não se deixam levar por falsos discursos; é ele que te protegerá do maligno sedutor; é ele que te permitirá fazer escolhas certas; é ele que te mostrará o caminho a seguir; é ele que não te deixará na escuridão da ignorância nem no abismo da insensatez. Onde o conhecimento te levará? E por que caminhos te fará passar? As respostas a estas indagações o próprio conhecimento poderá dar. Temos por natureza cinco sentidos naturais que nos permitem recebermos e transmitirmos, e são estes sentidos que compõe o arcabouço desta estrutura que é a sustentação de outros sentidos que fogem à naturalidade, ou porque não dizer, a natureza meramente carnal. Amar ou odiar, perceber a luz ou as trevas, degustar o doce ou amargo, aquecer ou arrefecer, abraçar ou se distanciar, acariciar ou agredir, edificar ou derrubar, prosseguir ou ficar estático, ajudar ou se fazer insensível, elucidar ou se omitir, ficar calado ou falar, ser verdadeiro ou mentir, fidelizar ou trair, ler ou nem sequer abrir o livro. A busca por este tal conhecimento é que irá determinar que tipo de pessoa você será e que coisas poderá alcançar. Se eu pudesse classificar ou traduzir com clareza o que é conhecimento eu diria que é o passaporte com visto carimbado para um mundo onde os desinformados nunca poderão pisar. Se você chegou até aqui na leitura deste opúsculo, parabéns! Sua curiosidade te tem feito dar passadas certeiras e lendo, acredite, tu chegarás lá.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 03/03/2015
Reeditado em 03/03/2015
Código do texto: T5156823
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.