O IPTU FEDERAL

Dentro dos ônibus parece que é o lugar ideal para as pessoas surtarem. Geralmente aparecem pessoas pedindo doações, outras vendendo coisas, outras, putas com o time de futebol que torcem, depredando, tem as que acham que o corredor é palco de stand up comedy e se põem a fazer piadas sem graça, tem as que acham que é baile funk e regaçam os ouvidos dos outros com seus celulares. O mais comum são aquelas que apreciam parecer pastor evangélico e desgraçam a pregar. Dificilmente aparece alguém bem informado dos fatos a fazer conscientização política. Quando falam de política só se ouve a mesma merda que sai da televisão. As merdas que saem da Rede Globo é o padrão.

Mas dessa vez uma mulher dizia que a mãe dela, que morava perto da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nunca pagou IPTU e a partir deste ano ela passou a pagar. Cinquenta e três reais. Pouca coisa, mas agora ela paga. Os moradores estavam indignados. Todos postaram sua indignação no Facebook.

A respeito disso, a colega dela disse: "A Dilma está fazendo questão de qualquer centavo. Essa Copa quebrou o Brasil. Vamos ficar uns dois anos estagnados.".

Então, no meio do bololô de gente em pé um homem surtou:

– IPTU é imposto municipal, porra! Quem cobra impostos e gerencia esse dinheiro é o prefeito de cada cidade. A mídia polui fácil demais a cabeça de vocês. Vocês só sabem falar "É a Dilma a culpada". Adoram quebrar o galho dos adversários dela e sem ganhar nada por isso. Esses que querem ferrar com os trabalhadores e tirar os representantes deles do poder e botar os dos empresários no lugar para eles deitarem e rolarem. Já estão fazendo isso com esse Eduardo Cunha na liderança da Câmara. Estão enchendo de mais mordomias os deputados, vão papar a Petrobrás. Enganam vocês com esse papinho de escândalo, fazem vocês pedirem cabeças em bandejas para se divertirem como se estivessem na torcida nas arquibancadas do Coliseu pedindo pela morte de um gladiador.

E a sua mãe, ela nunca pagou IPTU, não é mesmo? Por que ela nunca pagou? Porque a Prefeitura nunca cobrou, não é mesmo? E por que a Prefeitura nunca cobrou? Porque o lugar que a sua mãe mora nunca interessou para a Prefeitura. E o que aconteceu que agora interessa? A construção da Cidade Administrativa. Agora a capital de Minas Gerais migrou para cá. Passou a interessar. Cobraram só cinquenta e três reais este ano; ano que vem eles dobram; em poucos anos sua mãe e os vizinhos dela vão vender seus imóveis a preço de banana e aí eles vão destruir todos os barracos e fazer belas residências e talvez casas comerciais. A gente luxuosa que deve está de olho no local é que vai morar nele em vez da sua mãe e os vizinhos dela. E quem construiu a Cidade Administrativa foi o Aécio Neves e não a Dilma. O PSDB e não o PT. É justo acusar um em vez do outro só porque vocês não sabem traduzir o que parece que forçam vocês a fazerem?

Vocês deveriam era mostrar os dentes para esses políticos. Se mobilizarem pessoalmente em associações de bairro – em vez de redes sociais – e organizarem um motim para dizerem que vão continuar sem pagar o IPTU e que se eles quiserem tirar vocês do lugar eles podem começar a juntar dinheiro porque vocês não vão sair do lugar a preço de barganha na base da manipulação.

E a lotação ficou de boquiaberta. Ninguém ali tinha as informações que o surtado passou em tom bravio. Mas, ninguém discordou. Foi para eles como um "plim" de mensagem entrando e acordando gente sonolenta. Como uma epifania. Uns ficaram chateados por ouvirem verdades – todo mundo ali tava sob a hipnose da mídia –, mas não teve como não dar razão para o cara.

É desses loucos que surtam em lugares públicos para falar o que acontece atrás da tela da televisão em vez de fazer pregação sobre o fim do mundo ou sobre Jesus Cristo que o ônibus precisa.