Mensagens que edificam - 29

Ao tentar interpretar o momento histórico em que estamos vivendo, eu poderia numa análise expressivamente sintática utilizar de adjetivos que pudessem classificar, mesmo que sem algo que resulte numa explicativa compatível com a cronologia real dos factos, coisas que nem digam respeito ao que realmente está acontecendo. Como eu já disse seria apenas uma tentativa, mas eu jamais me absteria de fazê-la, mesmo porque não sou um ser conformado com tudo o que me dizem, sem que questionamentos sejam feitos e sem que perguntas intrigantes sejam trazidas à discussão. Eu jamais me conformarei com o óbvio ou com o patético, nem nunca serei um mero expectador considerando que faço parte de todo este contexto. Há quem se veja apenas como mais um, todavia a minha humilde pretensão permite que eu me sinta contabilizado com os que acrescentaram algo, porque só faz diferença quem licencia sua capacidade de indagar, questionar, e mais do que isto, postular e cobrar retorno ou eco ante um brado que insiste em ecoar. Vale sempre lembrar que os inconformados são os que protagonizaram todos os grandes momentos da humanidade, e inconformismo caminha lado a lado com a ousadia. É preciso ser forte para jamais ser enquadrado na covardia, que para além do silêncio agrega desvalores que nos cálculos das descobertas são a subtração de toda possibilidade de conquista. E nesta insistente tentativa eu posso nem ser exegético ainda que não seja totalmente despido de trajes literários e textuais, mas me faltam fontes e formas para que minha filosofia seja uma perfeita tese. Posso sob este prisma deixar a desejar ou até mesmo errar o alvo, ou se alguém preferir que eu assim o diga, pecar, uma vez que não serei inerrante na diacronia, salvo por uma ousada aparência com a tal sincronia, jamais permitirei que o meu texto seja semiótico, mas elementar na sua dissertação, divagará todos os valores que à qualquer espécie bípede, ereto e racional sejam concedidos mesmo que não excepcional, mas é mesmo assim que acontece. Eu também jamais serei propositadamente interpolar ao tentar explicar o que será sempre tema de uma discussão que parece nunca ter fim, sendo que enquanto não surge o dono da razão, provocar o raciocíno, aguçar o pensamento e agitar o mar do conhecimento será atributo de um grupo seleto de personagens que não apenas lêem, mas escrevem linhas, ou porque não dizer, folhas desta nossa fascinante história.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 02/03/2015
Reeditado em 08/03/2015
Código do texto: T5156025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.