AS BELEZAS DO LITORAL NORTE DE SP.

A abertura da estrada ligando Bertioga/SP a Paraty no RJ foi uma benção para os moradores da região,principalmente os Caiçaras-Os filhos de Índias e Brancos. Em Boiçucanga havia uma vila próspera e com a estrada melhorou mais. De Bertioga a Boiçucanga não havia estrada,a não ser pequenas estradinhas de terra e lamaçal nas chuvas.Mas nada disso era problema para quem queria viver a vida prazerosamente nestes recantos escondidos do litoral norte paulista,Durou pouco tempo.Com a estrada,os ricos invadiram este pedacinho do céu na terra e as drogas também. A partir de 1988 o litoral norteSP se tornou um grande canteiro de obras.As terras Sem Dono e habitadas por Caiçaras há muitos e muitos anos foram tomadas na Mão Grande por grupos de Incorporadores Espertos. Ah! Que saudade do Camping do Cristovão e do *Flat*da Dona Chica em Camburi!!!

Vivia-se tranquilo em folguedos simples sem enredos complicados pela azáfama dos senhorios milionários que estavam ocupando terras de Caiçaras. Ofereciam uma *FORTUNA* por terrenos sem dono e habitados pelo nativo da região há muitos anos. Ofereciam 10 Mil reais por uma extensão imensa!!! O Caiçara ficava bobo pois nunca vira tanto dinheiro e assinava qualquer coisa,lá no cartório em S.Sebastião. A partir de 1990 a coisa complicou na região. Muita ostentação de riqueza e muita droga. E lá se foram os anos gostosos de pura diversão e simplicidade dos anos 1984+-. E no caminho para Camburi e Boiçucanga havia tanta beleza e simplicidade e tantas praias para se admirar. Havia barraquinhas nas praias de nativos o ano inteiro,No verão e no inverno.Havia calor humano nas faces desses seres simples e humanos.A construção de condomínios fechados acabou com tudo isso. E a primeira praia a receber estes *Invasores Desrespeitosos* ao Status Quo vigente foi a de Toque Toque Pequeno. Destruíram a mata atlântica nativa e construíram um grande condomínio e,inacreditavelmente,plantaram Pinheiros europeus em lugar da Mata Atlàntica. Fantástico!!! Só que a beleza de Toque Toque Pequeno continua lá. E as árvores *Guarda-Sóis* também. A classe média paulista que desbravou e conservou a região foi sendo expulsa pelos ricos que invadiram as praias e região. As praias da Baleia/Barra do Una/Juqueí e outras foram tomadas por hotéis e pousadas para ricos e milionários. Os Desbravadores classe média foram apartados dos locais.

Quem se aventurou e colonizou,junto com os Caiçaras,esta região foram expulsos novos ricos invasores. E hoje temos na região praias Fechadas ao público (o que é proibido por lei) e pequenas passagens por onde circulam os frequentadores das praias. Os Ricos Condomínios tomaram POSSE das praias na Mão Grande. É o MST Praiano que a Mídia não denuncia. Ah! Se fosse o MST do Stédile no interior!!! Pois é...O Camping quase acabou ou sei lá. O *Flat* da Dona Chica se foi assim como ela. E as lembranças de várias noites na praia tomando cerveja e vendo as *Maria Farinha* passearem por entre os restos de alimentos deixados nas praias. Não existem mais. E nem é possível mais ficar nas praias noite adentro.O perigo ronda as praias,assim como as Drogas.

Quem curtiu,curtiu. Quem não curtiu não saberá o que foi este lindo litoral norte paulista. Que pena...

Chico Chicão
Enviado por Chico Chicão em 02/03/2015
Código do texto: T5155155
Classificação de conteúdo: seguro