SER VELHO É SER TRAPO, IMPRESTÁVEL...
Tenho com muita tristeza presenciado um fato que me deixa revoltada.
     Uma senhora de nome Naná, sempre foi dinâmica e muito batalhadora e amorosa. Sempre correndo, muito metódica com os horários, com os afazeres doméstico sempre bem, feito. Casa sempre limpa, roupas cheirosas e passadas, e ainda cuidava de cinco crianças para que suas filhas pudessem trabalhar. Naná ficava com os netos, dava almoço, levava para escola, buscava e ainda dava banho, antes que elas fossem para suas casas.
     Os anos foram passando os filhos foram aposentando e dona Naná ficou sozinha. No início tudo bem, ela frequentava bailes da Terceira Idade, saia, ia à missa, visitava as amigas, jogava um bingo, buraco...
     Com o passar do tempo as forças foram acabando, a doença chegando aos poucos, dores, visão fraca, tonteiras e se viu com o mal de Alzheimer, a memória cada dia mais fraca, sem forças e dependentes de tudo. Mesmo assim se esforçava para tomar o banho, e andar de vez em quando um pouco. Como se tornou repetitiva os parentes estavam ficando impacientes. Todos reclamavam que ela dava muito trabalho, não tinham mais liberdade, mesmo ela ficando para dormir cada semana com uma filha.
       Dona Naná, se tornou uma pessoa muito dependente e não queria ficar sozinha de jeito nenhum. Com seus oitenta e oito anos, e começo de mal de Alzheimer, as vezes era teimosa sim, e queria que todos lhe dessem atenção e obedecem a ela, causando muito impaciência em todos. Alguém aconselhava a deixar ela falar, não responder, deixar ela mais à vontade. Mas os quatro filhos pegavam demais no pé dela.
        Observando e até ajudando também um pouco a senhorinha, fico aqui perguntando. Porque reclamam tanto? Quando precisavam dela ela era boazinha, agora que está idosa não serve para nada? E a dedicação que ela tinha com a família, de nada valeu? Agora querem arrumar uma pessoa estranha para ficar com Naná na casa dela, para ficarem sem muita responsabilidade, levando-a apenas para dormir, e logo de manhã levando-a novamente para sua casa com a acompanhante. E mesmo para dormir era uma semana com cada filho.
      Ficar idoso para muitos é ficar demente, chatos, pedantes. Só que nós também, se não morremos vamos ficar assim também. É complicado envelhecer, pois fica imprestável, é trapo para muitos. E a gratidão aonde fica? O AMOR, DEDICAÇÃO, CARIDADE?

      A POPULAÇÃO DO BRASIL ESTÁ ENVELHECENDO E ESTE TEMA DEVE SER MAIS DISCUTIDO, QUEM SABE CRIANDO MAIS CRECHES AONDE ALGUNS IDOSOS POSSAM TER QUALIDADE DE VIDA E ATÉ QUEM SABE MAIS AMOR E INTERAÇÃO PESSOAL DO QUE SOFRENDO MAUS TRATOS EM CASA, REJEITADOS PELOS FILHOS QUE NÃO TEM PACIENCIA..O IDOSO DEVE TER O PODER E DIREITO DE ESCOLHA, AINDA E COM QUEM DESEJA VIVER...MAS ALGUNS REQUEREM CUIDADOS ESPECIAIS...PRECISAMOS REPENSAR NOSSOS CONCEITOS SOBRE OS IDOSOS....NÃO É FÁCIL FICAR VELHO E DOENTE...

*************************************
GRAÇAS A DEUS OS IDOSOS DE NOSSAS FAMILIA SÃO MUITO AMADOS E ACARINHADOS...
 

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 27/02/2015
Reeditado em 28/02/2015
Código do texto: T5152507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.