Hoje é Dia de Binah

Dia perfeito para lembrarmos das nossas mãezinhas e tudo que aprendemos com ela. A Primeira Professora, seja quem nos colocou nesse mundo ou quem nos criou, essa mulher representa a Grande Deusa, o princípio da Mãe Criadora, a própria Gaya, Planeta Terra, mundo azul, puro água.

Ao meditarmos no símbolo da Mãe Divina ou na Mãe da Terra, reconhecemos esse mesmo princípio cuidador dentro de nós, tanto faz se formos homem ou mulher, pai ou mãe ou não, pois é esse princípio gerador e criador que é capaz de sustentar o amor.

Binah é a sephirot que entrega o que merecemos, a justiça do dharma bem trabalhado, é a mãezinha que nos entregue o presente pelo bom comportamento quando somos crianças ou aquela que nos deixa de castigo se for preciso, mas sempre nos resgata e explica: Sou sua mãe, mas vou te corrigir.

É a Mãe de onde emana o amor; é a fé que tudo vai ficar bem. Binah é Maria com todos seus nomes, Nossa Senhora dos diversos credos, Nossa Senhora da Rua com as Pombas Giras da Umbanda, Nossa Senhora do Templo com as Shaktis nas formas das deusas Indianas, Parvati, Lakshimi e Sarasvathi.

Binah é a promessa da Grande Rainha que mantém a ordem. Binah é Maat no Egito e o próprio Deus Atlas que leva o mundo em suas costas. Binah também são as vovozinhas Pacha Mama e Nana Buroque preparando o café da compaixão e o bolo do entendimento para servir a cada um de nós.

Sim, Binah é entendimento que não estamos aqui em vão. Todos temos uma razão para existir e essa razão é poder ser a razão de existir do outro, daí a chave do amor: servir!

Jai Maa!