DE LUTO

Ei! Você aí! Você mesmo (a)! Você que sempre critica minhas crônicas dizendo que estou exagerando; que isso ou aquilo não é de hoje, sempre aconteceu; que não posso culpar o governo atual, etc., etc. e etc.

Como não posso culpar?!?! Posso sim! Sou brasileira (com muita honra), trabalhadora, cumpridora dos meus deveres e pago impostos (altíssimos)!

Você que idolatra a Senhora Presidente (com “e” e não presidenta com “a”) Dilma, certamente tem na parede de sua casa ou trabalho um quadro com a foto dela, mas creio que deveria rever seus conceitos do que seria um ídolo ou um herói.

Ídolo é o Pelé, no futebol; o Guga, no tênis; o Senna, no automobilismo, etc.

Heroína é a mãe que levanta às 04h30minh, prepara marmita, leva o filho na creche, pega três ônibus para ir ao trabalho e ainda, ao chegar lá, recebe um telefonema da creche informando que não haverá aula por falta de merenda escolar. (Licitação mal feita?).

Herói é o gari que encontra um saco de dinheiro e o entrega na polícia. (O que deveria ser normal torna-se raro).

Herói é o pai de família que trabalha HONESTAMENTE para sustentá-la.

Esses são apenas alguns exemplos. Se quiser, posso ficar dissertando sobre heroísmo por mais umas dez laudas.

Estou triste porque estou de luto. Estou de luto porque meu Brasil está morrendo. Está morrendo por causa de quê ou de quem? Quer que responda?

Você não fica triste por ver tanta corrupção? Por ver escolas sucateadas? Pela falta de transporte coletivo? Pela precariedade da área da saúde? Pela precariedade da segurança pública? Pela exorbitância dos impostos? Pelo aumento do preço do combustível? Pelo aumento do preço da energia elétrica? (No Paraguai o custo da energia elétrica é 60% inferior ao do Brasil.)

Você não fica triste por causa de tudo isso? Não deve ficar, pois você concorda com tudo o que o governo federal faz!

O Paraguai tem uma das mais baixas cargas tributárias do mundo. Enquanto lá o Imposto de Renda e o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) estão em torno de 10%, por aqui as empresas pagam 25% de Imposto de Renda e três impostos no lugar do IVA: PIS, COFINS e ICMS), que somam 27% (se não for isso, é mais ou menos isso).

Se o valor dos impostos cobrados aqui fosse devidamente aplicado, eu o pagaria sem reclamar, mas todos sabem que isso não ocorre. (De onde vem o dinheiro para corrupção, propinas, dólar na cueca, fraudes, etc.?).

Se o valor arrecadado pelos impostos fosse devidamente aplicado, a EDUCAÇÃO seria valorizada, com escolas bem equipadas, professores preparados e com salários dignos; o TRANSPORTE COLETIVO seria valorizado com maior quantidade e melhor qualidade de ônibus e metrô; a SAÚDE dos brasileiros não seria precária com construção de hospitais (em funcionamento) devidamente equipados com aparelhos e medicamentos e com profissionais valorizados com salários dignos; o problema da falta de SEGURANÇA PÚBLICA poderia ser resolvido com a construção de mais presídios, evitando assim o excesso de lotação e os constantes motins e mortes; existiriam excelentes ESTRADAS rodoviárias e ferroviárias para escoar a produção, com valores de fretes compatíveis, etc.

Tenho duas sugestões para tentar salvar nosso país:

1ª. – Senhora Presidente, renuncie! Faça como sua amiga Graça Foster fez. Faça suas malas e caia fora do país. Vá descansar (a senhora deve estar muito cansada, trabalha demais) em alguma ilha paradisíaca. Por gentileza, vá com seu dinheiro, não vá comprar passagens com cartão corporativo e leve toda sua quadrilha junto. Aí sim conseguiremos fazer o país produzir e distribuir a renda equitativamente.

2ª. – A popularidade da Senhora Presidente caiu para apenas 25% da população. Sugiro que todas as prefeituras municipais coloquem em seus jornais a seguinte nota: “Atenção você que faz parte dos 25% que aprovam o governo Dilma, dirija-se imediatamente para a região nordeste do Brasil. É uma ordem!”. Pronto. Os 25% ficariam por lá. A região nordeste poderia até separar-se do país; sem problema; não iriam fazer falta alguma. Lá poderão viver em paz com sua presidente corrupta e com toda sua corja. Ficaremos apenas nós, os 75% descontentes, vivendo em paz e produzindo muito, sem corrupção.

Já me falaram que essa última sugestão não deve persistir porque poderiam me acusar de dissidente, com ideias separatistas, simpatizante da cisão, pró-divisão, etc. Então não falo mais no assunto (mas a ideia já foi lançada).

Poderiam acusar-me também de instigar o ódio, valorizar a violência por querer o impeachment da Senhora Presidente Dilma (mas a ideia já foi lançada). Sou da paz-e-amor. Eu não a odeio. Apenas fico com raiva porque ela pensa que pode continuar a nos tratar como bobinhos.

Esse governo fez tanta merda e a merda fedeu!

Estou triste e cansada. Cansada de ver tantas notícias ruins. Sinto nojo e asco dessa bandalheira toda que estão fazendo com meu amado país. Tenho certeza que não estou sozinha com esse sentimento de desgosto. Era feliz e não sabia.

DIA 15 DE MARÇO, ÀS 16h00min HORAS PARTICIPAREI DA CAMINHADA RUMO AO CONSERTO DO MEU PAÍS. ELE AINDA PODE SE SALVAR. SÓ DEPENDE DE NÓS, BRASILEIROS.

Simone Possas Fontana

(escritora gaúcha de Rio Grande-RS,

membro da Academia de Letras do Brasil/MS, ocupando a cadeira 18,

membro correspondente da Academia Riograndina de Letras,

autora dos romances MOSAICO e a MULHER QUE RI,

formada em Letras, contista da Revista Cultura do Mundo,

blog: simonepossasfontana.wordpress.com

Minhas Anotações:

- Texto escrito em 22/02/2015 e encaminhado na mesma data aos principais jornais brasileiros.