Um Velho Palhaço

Certa vez, vi uma foto de um velho palhaço que tocou meu coração. Foi muito profundo e triste, até por que ela não inspirava alegria em ninguém. Contudo, além da tristeza algo me surgiu, um questionamento simples, mas profundo: depois de tantos anos alegrando as pessoas ao seu redor, de tantos espetáculos transmitindo o vírus da alegria de maneira contagiosamente… por que tanta solidão no olhar? Suas rugas gritam desesperadas pela juventude. Seus lábios, ressecados, só perdem nossa atenção para o nariz, maximizado e salientemente chamativo. Quem traria alegria ao coração do Velho Palhaço? Quem pode fazê-lo rir? Alguém se importa em levar um sorriso a ele? Não. Apenas querem recebê-lo pelo ínfimo ingresso ao picadeiro.

O Velho Palhaço. Tão cansado da estrada, já não sorri como antes; pelo menos em sua alma. Aguarda apenas o fechar das cortinas da vida, garantindo sua reestreia em outro Circo.

Wagner de Azevedo
Enviado por Wagner de Azevedo em 20/02/2015
Reeditado em 20/02/2015
Código do texto: T5144132
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.