A Crise de Qual Idade?
Dizem que aos 40 anos os homens entram num estado de reflexão pessoal muito profunda, a chamada crise dos 40. Mas no que dizer daqueles que entram nessa fase antes? Serão anormais ou precoces? Primeiro vamos analisar o que ocorre aos 40 anos e que pode servir de baliza para a nossa verificação.
Ora! Quando um homem chega nessa idade, espera-se que ele tenha alcançado um status de sucesso, tanto pessoal como profissional. A tão esperada estabilidade. É verdade que muitos, atualmente, chegam a esta estabilidade precocemente, principalmente quando se é um empreendedor agressivo e bem qualificado no mercado de trabalho. Mas nem todos possuem este perfil. A casa própria, o carro novo, filhos ou filho (a), um trabalho que remunera bem, saúde, vitalidade (em todos os sentidos)… Enfim, está explicado porque a danada da crise existe.
Coitado daqueles que não tem um bom emprego, mal pagos, saúde a desejar, vivendo de aluguel, carro financiado e pagando mais do que pode para tê-lo… coitados desses. Nesse caso, acho que descobrimos uma nova crise, a Crise sem Idade.