Festas para um amigo meu.
É um eterno repetir de coisa que já sei de cór. Estou falando das festas do ano. No período carnavalesco tem gente que exagera, pega pesado nas emoções e acaba se prejudicando e atingindo outros. Insensatos, se emocionam com bebida com mulheres, outros se empolgam com escolas de samba... estes, até entendo, são artistas e fazem disso sua vida, cada um com a sua ilusão, seu trabalho!
Tenho um amigo que fala da rotina dessas festas do ano, e do que se segue. Ele diz:
Começa o ano com fogos e pra quem pode uma farta ceia, pra outros só muda mesmo o calendário, o ano parece começar mas é ilusão, se espera o carnaval com os seus bacanais, depois vem os padres com a mesma lenga lenga de semana santa, dizendo que se deve comer peixe e fazer penitencia e se arrepender, o mesmo papo de sempre, então o povo diz que tem de haver chocolate e coelho, é muita besteira não? Tem mais, muita gente otária que vai em conversa de comerciante, gente besta mesmo, que nunca bebeu vinho durante o ano, se mete a brindar o tinto nesses dias e às vezes os acidentes de carro são maiores do que os do carnaval. Uns iludidos. Depois vem no meio de ano o São João, aí se empolgam com as quadrilhas e bebem e se embriagam a troco não sei de quê na festa do milho, uns otários. De quatro em quatro anos tem copa do mundo e aí é outra emoção do cacete, uma euforia grande de pobre iludido, uma ilusão de marca maior. Depois, lá pra setembro tem festa da pátria, cujo comando está na mão de ladrões e ainda tem muita gente infantil que bota a mão no peito e canta o hino nacional e até se emociona com um sentimento de bom samaritano, só aqui mesmo! É muita cara lisa! Lá pra outubro se houver eleição, você não viu nada, pois bem aí é que a putaria é grande, as discussões sobre candidatos e partidos e muita carreata e muita ignorância e cabeçada e disparate e toleima e besteirol e fulerage só, somente só. Pronto, a merda tá quase no fim, espere só um pouco, quem ganhou, ganhou, não sei o quê, quem não ganhou, perdeu, não sei o quê também. Mas o bafafá não para, pois vem o final de ano com o vermelhão pai Noel, pai não sei de quem com a repetida cara lambida induzindo manés a gastar comprando presentes pra pessoas que se dizem amigos secretos, puro embuste, puro toma lá da cá! Diga se não é sempre assim! E a cobra está sempre mordendo o próprio rabo, é um cacete.
Russas, 17 de favereiro de 2015