GANÂNCIA

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

As últimas denúncias de corrupção envolvendo, sobretudo e sobre todos, políticos e empresários, revelam desvios de cifras astronômicas, assustadoramente acima do universo do cidadão comum. Do pobre, então!... Aliás, para Guimarães Rosa, “pobre tem de ter um triste amor à honestidade”. Pois “são árvores que pegam poeira”. A avareza, ou ganância, juntamente com a luxúria e a soberba, correspondem, em Dante Alighieri, às três grandes divisões do Inferno, pecados, esses, capitais, por sua vez simbolizados, respectivamente, por três animais: loba, onça e leão.

Chego a uma conclusão, com base numa realidade histórica que se repete, e que não é de hoje: ganância pouca é bobagem. E me faz lembrar a história que o profeta Natan contou a Davi esperando que esse vestisse a carapuça, tomando a si a indireta como alusão direta. Ainda bem que o Rei se tocou.

Era uma vez, numa mesma cidade viviam dois homens, um rico e um pobre. O rico, latifundiário, era dono de ovelhas e bois em quantidade. O pobre, porém, possuía apenas uma ovelhinha, que conseguira comprar. Essa ovelha era, então, como animal de estimação, para não dizer como uma filha. Crescera junto dele e de seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do seu copo e dormindo no seu colo. Certo dia, chega um hóspede à casa do homem rico. O homem rico mandou logo preparar um banquete. E o que fez ele? Não querendo tocar nas suas ovelhas nem nos seus bois, mandou que se apoderassem da ovelhinha do pobre para preparar e servir um banquete ao visitante.

Em tempo. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no início do atual mandato, que se inicia agora, no primeiro semestre de 2015, aprova, por expressiva maioria, a volta do famigerado auxílio-moradia para deputados, inclusive para os parlamentares que moram na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Quanta eficiência!... Dinheiro público escorrendo pelo ralo da legalidade. Excelente trabalho de Suas Excelências. Alvíssaras!

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 16/02/2015
Código do texto: T5139544
Classificação de conteúdo: seguro