A Oeste Nada de Novo

A propósito de algumas nuvens demasiado cinzentas que começam a pairar no céu da Europa...

-“A Oeste Nada de Novo”(Erich Maria Remarque 1929) é um livro que relata de uma forma humanista e ao mesmo tempo insustentavelmente crua a rotina de um soldado na primeira guerra mundial.

Será porventura uma das narrativas mais brutais que já foram escritas sobre a guerra, revelando que esta apenas possui violência e crueldade, muito longe do “glamour” que alguns infelizes (ou simplesmente ingénuos...)pretendem que ela tenha.

Talvez por isso o livro foi odiado pelos nazis.

Um livro que deveria estar em todos os gabinetes dos políticos irresponsáveis que vêm a guerra apenas como a continuação das suas políticas, Um livro que deveria estar em todas as bibliotecas das academias militares, para que os oficiais superiores que nunca sujam as botas se recordem que não são eles mas antes os homens que é suposto comandarem e as populações que supostamente devem proteger que sofrem, que morrem apenas porque eles decidiram levianamente ir para a guerra, um livro que deveria estar em todos os escritórios das empresas que manipulando, quer políticos quer militares, inventam guerras para apenas lucrarem com elas, um livro que deveria ser lido por todas as pessoas para que estas impeçam os políticos, os militares, as grandes corporações de criar mais uma guerra…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 16/02/2015
Código do texto: T5138818
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.