O QUE É IMPORTANTE.

“Não posso planejar minhas horas de sono, de trabalho, ou de exercício. Sempre ouvimos falar que todos são capazes de acordar, tomar chá, e ir para a cama num determinado horário, todos os dias — e se orgulham desta disciplina.

Para mim, esta gente está vivendo apenas o Mesmo Dia sempre.

Eu preciso deixar que aconteçam as coisas que precisam acontecer.... Eu sou diferente a cada dia que passa... não vou ficar pensando nas coisas que já fiz, porque quero usar cada porção de vida que ainda resta.

Não posso planejar nada de importante, só pequenas coisas. Quem planeja o que é importante, transforma tudo em pequenas coisas.” Carta de Khalil Gibran.

É o autor do livro que reputo ser um dos maiores livros que já se escreveu, O Profeta.

Viver apenas o “Mesmo Dia Sempre”. Soa estranho, é estranho. Disciplina, hábito, costume, necessidade, o que seria essa sucessão de mesmice? Gibran tem razão, esse acontecimento das coisas que precisam acontecer não guardam sequências impermeáveis e o mesmamente diário.

A estrutura diferente do grande escritor guarda despojamento, que ele tinha. Desgarrado da disciplina, da reiteração, mesmo do necessário para viver e sobreviver como ratifica sua história. E tanto, que dizia ser diferente a cada que dia que passava na vida, e era.

Vivi uma vida de disciplina, todos vivemos, para sobreviver, mas nada que fiz que se tornou importante para mim foi planejado. Planejar importâncias ou querê-las acaba em pequenas coisas. Incrível e verdadeiro. Criar acontece, Dubuffet notável arquiteto francês, afirmava que sua arte e a arte em geral acontece sem esperar, sem planejamentos. Trata-se do espírito livre.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 13/02/2015
Reeditado em 13/02/2015
Código do texto: T5136441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.