SE EU FOSSE VOCÊ...

Na tarde desta quinta-feira, dia 12 de fevereiro de 2015, eu li um conto muito interessante no Recanto das Letras. Nesse conto, eu encontrei um pensamento filosófico que nos ajuda a analisar uma afirmação que muitas pessoas fazem. Até eu mesmo talvez já tenha feito essa afirmação, sem pensar na mensagem que é transmitida por esse enunciado. Numa conversa entre duas pessoas do conto que eu li, uma diz: “Bem, se eu fosse você, faria diferente”. A outra pessoa do diálogo afirma: “... Eu não duvido de sua inteligência, mas saiba que, você sendo eu, não poderia fazer diferente”.

É claro que ao dizer “se eu fosse você, faria diferente”, quem afirma isso está dizendo que a pessoa com quem está conversando deveria ou deve agir de outra forma, e não da forma como está agindo. No entanto, usando a lógica, é impossível que, se eu fosse você, leitor, agisse de forma diferente, pois eu seria exatamente você. Eu só digo que eu agiria diferente porque eu não sou você. Entendeu?

Entendemos o que a pessoa nos quer dizer com esta afirmação: “Se eu fosse você”. Esse enunciado expressa um conselho para que a pessoa tenha outra atitude. Entretanto, é impossível que, sendo você, eu tenha uma ação contrária ou diferente da sua, exatamente pelo fato de eu ser você.

Para ser mais claro e deixar o meu leitor e/ou amigo confiante no que eu digo, ou entendendo este texto, eu deixo, aqui, o comentário que eu deixei na página da autora do conto que inspirou esta minha crônica. Eis o comentário que lá eu deixei: Gostei muito! Um pensamento filosófico através de um conto. Muitas pessoas não percebem a verdade contida na mensagem desse conto. Obs.: Se eu fosse você, eu seria uma mulher kkkkkkkkkkkk. Mas eu prefiro ser eu mesmo... rsrs.

Obs.: Eu não estou criticando o que as pessoas querem dizer quando fazem essa afirmação, mas apenas mostrar o aspecto lógico desse enunciado. Na comunicação do dia a dia, o que dizemos nem sempre está de acordo com a lógica que aprendemos na escola. A comunicação do dia a dia não é inferior ou superior à educação formal. É apenas diferente. No entanto, para nos prepararmos bem para a vida, é importante conhecer mais de um aspecto da realidade e usar o que sabemos de acordo com o ambiente no qual estamos e de acordo com as pessoas com as quais nos comunicamos.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 12/02/2015
Código do texto: T5135059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.