Hoje é Dia de Hod

Hod é a sétima sephirot da árvore da vida e reverbera todas as nossas ações em direção ao esplendor do conhecimento e a glória da nossa existência. Hod é karma sendo gerado ( karma/carma não é algo ruim ou bom, mas apenas ação e reação) de um dharma ( trabalho).

A meditação em Hod permite que possamos compreender a força da nossa co-criação na Terra e que as bruxas estavam certas: a palavra tem poder! E promessa são cobradas.

Hod representa a RAZÃO nessa primeira tríade das forças da água /inconsciente e como tal, se em Yesod mergulhamos e Netzach nos trás o que pedimos, cabe a meditação em Hod, um estudo profundo do que foi recebido através - se possível - das letras. Portanto, escrevam seus insights, sonhos e intuições e vocês perceberão o poder da palavra.

Hod é o caminho do professor e do aluno dentro da gente. O observado e o observador se encontram nessa esfera para dar manifestação ao pensamento ( a palavra) e compreendemos que tudo que aprendemos na vida, na verdade, não é para a gente e sim para os outros. Hod avisa ao nosso aluno quando há um excesso de teoria e se chegou a hora de parar de colher para preparamos a mesa e oferecer o que temos de " melhor em nossa dispensa" para quem precisa ( o professor).

Hod é associado a linha do ensino dos grandes professores e mensageiros da nossa mitologia religiosa/cultural. Hod é Hermes Trimegistro na Grécia e Mercúrio em Roma; Hod é Thoti, o Deus escriba dos antigos egípcios. Hod reverbera na energia dos deuses " tricksters": Pan ( Grécia) Loki ( Mitologia nórdica) e Exu ( Africana) - sendo os deuses tricksters, uma das formas mais diretas de aprendizado através do escárnio e do humor ( a herança direta desses deuses está presente na energia/cultura dos palhaços).

Hod reverbera na música pela deusa indiana Saraswati e percorre do oriente para o ocidente nas canções do Povo Cigano para Santa Sara Kali.

Hod é a energia da floresta e os ensinamentos na cura através da folha que tanto ensina Oxossi e Ossanha. Ensinamento esse que diz que talvez a maior lição que você precisa aprender não está num reino distante ( europeu, indiano, nórdico) e sim, talvez aqui, na mata do seu quintal.