Hoje é Dia de Netzach

Netzach é conquista e é eternidade e tudo acaba em vitória quando trabalhamos duro para alcançar os nossos objetivos. A meditação em Netzach permite essa consciência no resgate do valor dos tesouros que recebemos pelo nosso esforço e que muitas vezes deixamos pelo chão.

Ao meditarmos em Netzach, compreendemos o valor de zelar por aquilo que foi conquistado ou nos entregue para ser guardado. Netzach é a vitória da única coisa que é permanente: como amamos e como somos amados.

Netzach é a sephirot associada as batalhas do amor, as conquistas profissionais, os insights em nossos estudos e as realizações cujos frutos começamos a colher. Essa é a sephirot da prosperidade e da colheita, dai a ligação com a deusa indiana Lakhismi e com a deusa africana Oxum, deusas que trazem os tesouros das jóias preciosas do da criatividade e do brilho da inspiração. No Judaísmo, associa-se a Moisés e a tábua dos mandamentos que o profeta recebeu depois de sua meditação no Monte Sinai. No Egito, Netzach é Maat - deusa do equilíbrio e do discernimento e na religião cristã associa-se a São Judas Tadeu, o santo das causas impossíveis. São Judas foi um dos doze apóstolos de Jesus ( não confundir com Judas Iscariotes - o apóstolo que traiu Jesus) e em muitas imagens aparece segurando uma maçã que pode refletir colheita de um trabalho de longa semeadura ou uma associação direta com a maçã do conhecimento da Árvore da Vida. Maçã essa que se for bem digerida evitará que sejamos expulsos do paraíso, pois conseguimos ( ver a tempo ) o tesouro do Jardim do Éden presente em nossa vidas. Maçã que muitas vezes fica entalada na garganta das pessoas que não se dão conta dos tesouros do amor que já possuem e desperdiçam na ganância da ilusão de sempre " estar em busca de algo" ou querer sempre mais.

Netzach é a vitória, sobretudo de entendermos que não precisamos ter tudo, mas temos que cuidar de tudo que temos.