Hoje é Dia da Malkuth

A meditação dessa semana será baseada nas sephirots da Árvore da Vida da Cabala Judaica. Malkuth or Malkhut significa " reino", em outras palavras, a Terra a nossa casa. Hoje é uma dia propício para aterrarmos - especialmente aqueles que tiveram um fim de semana de práticas espirituais ou aqueles que descansaram bastante e precisam retornar aos seus afazeres.

Ao colocarmos o pé no chão ou na terra, no barro, lembramos ao nosso ego a importância de respeitarmos os nossos ritmos corporais e o trabalho constante de mantermos a nossa conexão com a natureza e com os seres que a representam; seja através dos Orixás da cultura africana ou dos Elementais - seres da natureza que ganharam os nomes ( via o estudioso Paracelsos) de duendes, gnomos, elfos, fadas, salamandras, silfos, entre outros.

Em outras palavras, hoje é um dia perfeito para cuidar das plantas, arrumar a casa, organizar a mesa e as gavetas e se preparar para a jornada que se inicia.

A Sephirot Malkuth pode ser associada com o chakra básico - muladhara e com a cor vermelha que embora tenha conotações um tanto negativas ou sexuais, em várias culturas do mundo representa fluxo, fertilidade e prosperidade.

Para as mulheres, a meditação em Malkuth é um olhar cuidadoso e carinhoso para seus fluxos menstruais e na importância do deixar fluir aquilo que não vai mesmo ficar. Para os homens, Malkuth é a lembrança que a Terra dá e a Terra tira e por mais que a natureza dos homens seja a de construir e solidificar ( lingan) - se estivermos abertos, podemos aprender com as mulheres a fluir nessa dança das águas em pleno aterrar ( Yone) .