OUSADIA EM PENSAR.

"O Que é Esclarecimento?" Kant sintetizou. É o que falta para muitos que não sabem o que seja o exercício de pensar.

Questão proposta pelo jovem teólogo Johann Friedrich Zöllner com dirigência e debate para abolição do casamento religioso, motivou a indagação.

Kant levou a sério o questionamento desse pastor, lançado em revista em setembro de 1783, e arquitetou e preparou a sua resposta. De pronto Kant abre com essa clareza:

“Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! [Ousar saber]. Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento (KANT, I. "Resposta à Pergunta: Que é 'Esclarecimento'", p. 100).

A imagem que Kant tinha de seus contemporâneos era da prisão aos conceitos existentes contrariando a escola grega da Paideia, qual seja, instigar o alunado ou leitor a pensar, modificar conceitos estabelecidos.

Homens e mulheres presos como discípulos de seus preceptores à eterna permanência do estabilizado em pensamento. É preciso arguir, estudar, refletir, acrescer, PENSAR.

Por preguiça ou pelo temor tirânico inculcado por “educadores, a maior parte da humanidade considerava difícil pensar por si mesma, enfim, superar dificuldades do que estava posto.

Sobreviver sob regras vigentes do que foi pensado, confortável e estático, uma segunda natureza como ensinou Shakespeare, “o hábito é a segunda natureza”, não pensar independentemente torna-se hábito.

Kant imaginava que seria inevitável a busca pelo esclarecimento. Essa perseguição a história coloca ao alcance de muitos interessados.

"Uma revolução poderá talvez realizar a queda do despotismo pessoal ou da opressão ávida de lucros ou de domínios, porém nunca produzirá a verdadeira reforma do modo de pensar. Apenas novos preconceitos, assim como os velhos, servirão como cintas para conduzir a grande massa destituída de pensamento (KANT, I. Op. cit., p. 104)."

Continuamos assim, a massa está presa a este cinturão que não deixa pensar, por variada motivação, mesmo os que tem formação pensam pouco, delineadas poucas ideias até do que está estabelecido e não se discute, é preciso pensar, PARA SE ESCLARECER.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 07/02/2015
Reeditado em 07/02/2015
Código do texto: T5129226
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.