Xerifes quarentões (Crônica de verão II 2015)
Olá meus caros 36 fiéis leitores e demais 36 de quando em vez, como estão as férias? Boas? Não estão de férias? Buenas, todo mundo na boa, cada um com a sua sina.
Eu estou a olhar filmes antigos de faroeste para passar o tempo, curtindo coisas que acho legais ao balanço das ondas e ao afago dos ventos. Alugo ou compro nas locadoras e passo as madrugadas assistindo um ou dois, conforme a duração.
Comprei um DVD com dois títulos inclusos: "Os Xerifes Quarentões" e "Os Xerifes Quarentões - O Retorno". São filmes curtos, 75 minutos cada um, produzidos, respectivamente, em 1969 e 1970. Quando os comprei, achei se tratar de produções mais recentes. Mas até o Fred Astaire participa deles, mais precisamente do segundo, como Baltimore Kid, um Texas Ranger beberrão aposentado. Na verdade, os dois filmes giram em torno da reunião de quatro velhotes que eram Texas Rangers e emergem da aposentadoria para a ativa a fim de ajudar um parceiro em apuros. Os histórias são fraquinhos, os roteiros bonzinhos a produção até que é legal.
Mas o que eu quero falar sobre o filme é o TÍTULO EM PORTUGUÊS, TOTALMENTE NADA A VER!
Em primeiro lugar, é gritante que quem bolou o nome em português para os filmes não os assistiu, pois os "xerifes" são homens na casa dos 70 anos. Um, inclusive, mora num asilo!
Em segundo lugar, utilizou a palavra "xerife" totalmente fora do significado e contexto histórico, pois o "xerife" é uma espécie de "delegado", restrito a uma cidade, enquanto os personagens do filme são Texas Rangers, algo como, hoje, é uma Polícia Rodoviária Estadual. Os Texas Rangers eram policiais montados com jurisdição estadual, no caso em tela e historicamente mais famoso, do estado estadunidense do Texas.
Como leio muito gibis e assisto muitos filmes que retratam dessa época, sei dessas coisas. E fico contrariado quando alguém vende um produto e demonstra tanto despreparo e ignorância ao lidar com ele. Imagino que a pessoa seja um guri bem novo que, repito, nem deve ter se dado ao trabalho de assistir os filmes. Ou tem uma percepção sobre as pessoas de 40 anos totalmente desconectada da realidade, coisa tipo "passou dos trinta, já é vovô".
Até desconfio que essa deva ter sido, na verdade, a minha maior contrariedade, visto que sou um homem na faixa dos 40 anos, embora aparente, na prática, uns 20 e poucos com sabedoria centenária. E muita humildade, claro, sempre muita humildade e senso de realidade, características fortes de minha pessoa.
Então tá, "fui" curtir o entardecer sentado na areia. Até sexta que vem.
------
Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.
Mais textos em:
http://charkycity.blogspot.com
(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Em 2015 talvez eu dê um jeito nisso... Mas acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013.) PS - Em 2015, vou recuperar a senha desse blogue e mandar ver.