O TEMPO E O AMIGO
Bem devagar o tempo começa a passar, a gente nem percebe. Aos poucos ele acelera, a gente nem percebe. O tempo tem o talento que tanto buscamos, ele domina plenamente a rotina. Ele não pára para olhar, ele não senta para descansar, ele não se distrai com imagens, sons e outras coisas. Ele passa levando tudo com ele, sem escolhas e sem dúvidas.
Não adianta se isolar em um quarto escuro, ao sair dele, não importa quando, como ou que horas, o tempo passou exatamente como sempre, segundo por segundo, minuto por minuto, hora por hora, dia por dia, mês por mês e ano por ano.
Portanto, ter junto a você pessoas que conseguem captar e vivenciar a experiência de viajar no tempo, é algo que não tem tradução, de tão maravilhoso que é.
Amigos são coisas deste tipo, pena que muitos não são tão sensíveis, a ponto dedeixar passar desapercebido estes momentos. Caminhar jovem e no decorrer da caminhada, poder contar com uma opinião igual ou contrária a sua, que rir e chora com você, que te beija e bate e, em seguida pede perdão, com lágrimas na alma, deixando transparecer tudo pelos olhos, é algo que poucos desfrutam e/ou conseguem captar.
Todos nós temos muitos amigos vivos e, que guardam segredos maravilhosos sobre nós e nosso tempo. Nada sigiloso, mas, somente nós temos condições de compreender. As vezes são coisas ditas com os olhos apenas, sem exigir uma palavra sequer.
Todos nós crescemos de forma desigual e, com o tempo, alguns parecem não suportar a carga de informação da vida e, se esconde, justamente de nós, seus amigos, deixando uma brecha enorme em nossas vidas.
Tenho, assim como muitos, saudades de vários amigos, mas, acabo respeitando, muitas vezes por comodidade, o isolamento estabelecido por eles. No entanto, é impossível apagar suas participações das muitas histórias que vivemos juntos e, que não cansamos de contá-las pelos quatro cantos do mundo e de nós mesmos.
Este texto saiu agora, sem ensaio. Se algum amigo vestir sua carapuça, tenha a certeza, foi a você mesmo que dirigi estas palavras e, se me ligar, vou adorar receber esta surpresa.
(Rogério Ribeiro - 3jan2015)