MEIO AMBIENTE

MEIO AMBIENTE

Toda data comemorativa tem um idealizador, ou criador para referenciá-la. Com o dia do meio ambiente não seria o contrário, a exceção. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, de 1972, para marcar a abertura da 1a Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Na mesma ocasião, outra resolução criou também a UNEP - o Programa da ONU para o Meio Ambiente. Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações. Bem que as autoridades constituídas de nosso país deveriam apor os olhos no Nordeste do Brasil, onde a desertificação caminha a passos largos. Mesmo nas grandes cidades, nas metrópoles e principalmente as da região Nordeste deveriam contar com um planejamento mais audacioso e eficaz. As acácias, as Algarobas deveriam dar lugar a árvores frondosas e frutíferas que suportassem o calor estafante de nossa região. O Secretário do meio-ambiente de nossa cidade deveria arregimentar e propor a prefeitura do Estado, a “implementação” e plantação de juazeiros, oitizeiros, mangueiras, cajueiros, jaqueiras, sapotizeiros e outros tipos de vegetais frondosos que se aclimatação bem com nossa temperatura.

O que vemos nas BR/s nos dá uma tristeza tremenda, pois o que se vê é uma falta de bom senso e um descuido com as condições climáticas da cidade onde residimos. Quando e como surgiu a expressão Meio Ambiente não sabemos, mas é uma expressão redundante, ou seja, são duas palavras que significam a mesma coisa no senso comum e também geograficamente falando em meio, entendido como espaço que promove a vida. Ambiente pode ser entendido também como espaço que promove a vida. Se falarmos “no meio em que vivemos”, ou se falarmos “no ambiente em que vivemos”, o sentido é o mesmo. Mas como essa data foi determinada para essa comemoração? A data surgiu a partir da Conferência sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, entre os dias 05 e 16 de junho de 1972. Foi nesse encontro que a Assembléia Geral das Nações Unidas estabeleceu o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente e criou, também, a United Nations Environment Programme, a UNEP (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). As citações que fizemos acima estão de acordo com que foi determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, desde 1972 é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 5 de junho. De lá para cá, muito já foi feito para minimizar os prejuízos causados ao meio ambiente e para prevenir ações predatórias, porém, ainda é pouco diante da problemática ambiental global em seu amplo contexto.

O saneamento básico, serviço de coleta de água e esgotos, bem como os lixões se não forem bem direcionados vão prejudicar muito o meio ambiente. As queimadas indiscriminadas é um veneno letal para o meio ambiente. “Esperamos que o Dia Mundial do Meio Ambiente possa promover o despertar de uma consciência ambiental e favorecer o alvorecer de uma nova cultura, a cultura ambiental, para que a vida sobreviva”. E que o Meio Ambiente não seja lembrado somente no dia 5 de junho, mas em todos os dias de nossas vidas. Como conscientização é um desafio, que se conscientize ou vire bicho! Aliás, a fauna e a flora devem ser bem cuidadas, pois podem causar sérios problemas para a humanidade. Temos inúmeras fontes de água que cortam as capitais brasileiras, mas a cultura de nosso povo parece está sempre retrogradando, visto que para se livrar do lixo que ele mesmo produz, se desfaz ao jogá-lo dentro desses mananciais, que poderiam ser a salvação da lavoura para as populações ribeirinhas.

Os esgotos, os dejetos jogados na orla marítima, nos lagos e lagoas dão um colorido tristonho as nossas belezas naturais. As fossas poluem as veias de água do subsolo e ninguém toma providência. É deixar como está para ver como é que fica. Ainda existem demagogos que falam em desenvolvimento sustentável. Uso adequado de nosso potencial para gerações futuras. Reciclar é uma palavra que dá nova vida ao meio ambiente. Economizar energia, água e dar maior atenção à pobreza e as péssimas condições de vida dos brasileiros seria uma vacina portentosa para defesa do meio em que vivemos. O problema maior é que as promessas não saem do papel, enquanto isso, as grandes madeireiras vão de encontro ao que preceitua a Onu e aos poucos vão transformando vastas florestas em verdadeiros cerrados.

Até a nossa velha caatinga tem que ser conservada, visto que cada região do País tem suas características próprias. Na - Rio/1992 - muito planejamento foi traçado em prol e proteção do meio ambiente, as concentrações fundiárias são indicadores que mais negativamente se destacam. A criação de legislações especifica - foram de grande utilidade, mas o homem por si só, já é um destruidor em potencial. O que bom para o meio ambiente não é para ele. A violência pode ser considerada uma tragédia ambiental com ameaças para o futuro da humanidade. O homem é um poluidor em potencial, porque não educarmos o homem para que a natureza não seja tão maltratada e destruída. Os recursos naturais estão se escasseando, pois o homem com seu pensar geênico usam as plantas que serviriam de remédios para a indiscriminada fabricação da cocaína, do ópio e dos derivados da maconha, bem como o uso do tabaco na fabricação do assassínio lento, o fumo. O pior de tudo é quando se fala em gastar dinheiro em beneficio da população, as águias gritam, estamos fora!

Muito tem que ser feito para salvar o planeta de uma catástrofe, mas seria necessária a conscientização do homem pelo homem, estamos diante de um problema seriíssimo que vem sendo conservado em banho Maria, a transposição do Rio São Francisco. O velho Chico já reclama e o que poderá ser considerado como um giro poderá se transformar num jirau. Alguns aspectos importantes se que não devem ser – desprezados.

1-Loteamento urbano ou para fins urbanos é toda subdivisão de área em lotes destinados a edificações de qualquer natureza, desde que se realize de acordo com projetos urbanísticos regularmente aprovados pelo órgão competente Municipal. 2 - Área Urbana - é que abrange as edificações contínuas da cidade e vila, e sua adjacência servida, no mínimo, por dois destes melhoramentos: Iluminação Pública, esgoto sanitário, abastecimento de água, rede de água pluvial, calçamento ou guia para passeio, escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 Km do imóvel considerada, executados pelo Município, por sua concessão ou com sua autorização. 3 - Área Rural é a área do município, excluídas as áreas urbanas, urbanizáveis ou de expansão urbana. 4 - Área de Expansão Urbana da cidade e vilas é a que for prevista no Plano Diretor do Município, para atender ao crescimento da população e ao desenvolvimento das áreas urbanas, sendo considerada, para todos os efeitos legais, como urbana. 5- Área Urbanizável é a constante de loteamentos aprovados pelos órgãos competentes, destinados à habitação, a indústria ou ao comércio, mesmo que situados em zona rural. 6 - Área de recreação é a reservada a atividades culturais cívicas, esportivas e contemplativas da população, tais com: praças, bosques e parques. 7 - Local de uso institucional é toda área reservada a fins específicos de utilidade pública tais como: educação, saúde, cultura, administração, culto. 8- Quadra é a área de terreno delimitada por vias de comunicação, subdividida ou não em lotes para construção. Quadra normal é a caracterizada por dimensões tais que permitam uma dupla fila de lotes justapostos.

9 - RN (Referência de Nível) é a cota de altitudes oficial adotada pelo Município, em relação ao nível do Mar. 10 - Via de Comunicação é toda aquela que faculta a interligação das três funções: habitação, trabalho, recreação. a) - Via Principal é a destinada à circulação geral. b) - Via Secundária é a destinada à circulação local. c) - Rua de Distribuição ou Coleta é a via secundária urbana que canaliza o tráfego local para as vias principais. d) - Rua de Acesso é a via secundária urbana destinada ao simples acesso aos lotes. No caso particular em que terminam numa praça de retorno são denominados "Cul-de-Sac” (Rua sem saída, que existe geralmente no final, uma área para manobra de veículos. e) - Avenida Parque é a via principal traçada também com finalidades paisagísticas e de recreação. Áreas urbanas da cidade e Vilas existentes. - Área rural. - Área de Expansão urbana e o loteamento.

Como podemos denotar a preservação do meio ambiente não é coisa fácil, se faz necessário que a conscientização da população seja burilada rapidamente e que essas regras sejam estudadas com afinco pelos órgãos municipais e estaduais, com urgência. O meio ambiente agoniza e precisa de remédios para a sua cura. Essa doença vem transtornando a humanidade, a falta de respeito com a natureza é um fato. O culpado somos nós.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 03/06/2007
Código do texto: T512323
Classificação de conteúdo: seguro