VERGONHA DA PRÓPRIA IDADE

“Não é de bom-tom falar sobre a idade das pessoas.” Eis uma afirmação feita por uma personagem da novela “Império”, da Rede Globo de Televisão, no dia 31 de janeiro de 2015. Esse modo de pensar é disseminado pela etiqueta social brasileira: pelas normas de conduta, de convivência. Lamentável! Esses professores de etiqueta são imaturos produzindo mais pessoas imaturas.

A afirmação supracitada representa o pensamento de uma grande parte da sociedade brasileira na primeira metade do século XXI. Será que essa maneira de pensar sobre a própria idade e sobre a idade das outras pessoas terá uma longa duração? Será que muitos brasileiros continuarão com esse pensamento por muito tempo? A expressão “de bom-tom” significa: apropriado, educado, elegante, em conformidade com as regras da boa educação. Como se vê, é deselegante, para muitos, falar a respeito da própria idade e da idade de outrem; não é de bom-tom. Não é de bom-tom perguntar a idade de alguém. Lamentável esse pensamento!

Muita gente tem vergonha de assumir a própria idade. Muita gente ri de quem é mais velho. Muita gente tem até vergonha da palavra velho; para não dizer aversão. Essas pessoas, por coerência, deveriam eliminar a palavra jovem dos dicionários e do vocabulário cotidiano, porque jovem é antônimo de velho. Isso mostra que essas pessoas não valorizam, nem reconhecem a importância da velhice. Ademais, essa vergonha mostra que essa grande parte social não quer envelhecer. No entanto, todos desejam continuar vivendo; o que é uma contradição. Quem vive, inevitavelmente, vai envelhecer; o que é uma bênção de Deus. Como é que alguém deseja viver, mas não deseja envelhecer? É contraditório. Mas a sociedade brasileira – com exceções – não sabe usar a razão, não sabe pensar; não sabe o que é contradição.

Quem não gosta de dizer quantos anos tem deveria, por coerência, deixar de viver. Quando alguém começar a ter vergonha de assumir a própria idade deverá, por coerência, suicidar-se. Sim, suicidar-se. Você não quer envelhecer? Você não gosta da própria idade? Você tem vergonha de dizer quantos anos tem? Você mente a respeito da sua idade? Morra, você, então! Pare de viver! Deixe a vida para quem quer!

Vivemos numa sociedade imatura, superficial e narcísica. Há pessoas que não gostam da palavra idoso. Esta significa: que conta muitos anos de existência. Há indivíduos que só conseguem enxergar o sentido pejorativo de certas palavras. Suas mentes estão tão sujas, mas tão sujas mesmo, que esses indivíduos só conseguem ver que velho significa “muito gasto pelo tempo”, “estragado”, mas são incapazes de reconhecer, de ver, nos dicionários, que esse sentido é usado apenas para objetos, e não para pessoas. Quando se refere a pessoa, a ser humano, velho significa aquele “que tem muita idade; idoso; pessoa que viveu muito”. Esses mesmos indivíduos deveriam (devem) estudar, aprofundar-se, começar a ver a vida de maneiras diferentes, e não ficar “achando” que já sabem tudo, quando, na verdade, só sabem ser imaturos, superficiais e narcisistas, além de terem suas mentes cheias de lixo.

A velhice é um presente de Deus à humanidade. Envelhecer é um fato natural; faz parte da existência humana. As pessoas deveriam (devem) ter orgulho da própria idade, porque a idade de uma pessoa é um sinal de que Deus está presente na sua vida.

Quantas pessoas dariam tudo para estarem vivas neste momento... Quantas pessoas gostariam de ter mais uma oportunidade... Quantas pessoas gostariam de ter o privilégio de envelhecer, de ficar com os cabelos brancos..., mas não podem, porque receberam a notícia de que vão morrer em breve, por causa de um câncer, devido a um acidente, em consequência de outra doença, ainda jovens.

Agradeçamos a vida que Deus nos deu! Agradeçamos a oportunidade de envelhecer! Tenhamos a satisfação de contar os nossos anos, os nossos dias; de dizer quantos anos temos! Não sejamos preconceituosos! Não sejamos imaturos! Vejamos que envelhecer é uma bênção de Deus! Só envelhece quem continua vivendo. E viver é muito bom!!! Muitos, porém, não gostam de viver.

A quem não quer envelhecer, eu digo: morra logo! Mas você tem uma prazerosa opção: aprenda a reconhecer a bênção de Deus na sua vida, que é o privilégio de viver!

Eu sou apaixonado pela vida! Que Deus me dê a oportunidade de ficar velho, de ficar com os cabelos brancos, parecendo algodão. Que Deus me ajude a conquistar a sabedoria. Esta me ajudará a ser grato, a agradecer a Deus muito mais e poder partilhar com as pessoas a minha gratidão ao Criador da vida.

Eu amo viver! Eu amo a Deus!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 01/02/2015
Código do texto: T5122099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.