ESPÍRITOS CRÍTICOS E SEUS SOFRIMENTOS

Ter o espirito critico, nem sempre permite que abertamente elogies alguém, ou algo, sob pena de machucar um ou outro que faça parte do contexto da crítica.

Durante as etapas da vida que alternei -me como aprendiz e instrutor pude aprender muito com os colegas ou alunos, principalmente sobre o carácter.

Assisti algumaspessoas que se destacaram por pontuações máximas, mas sempre se utilizando de recursos fraudulentos e desleais, outra por serem decorebas, em ambos os casos as carreiras, não sob a rapidez na ascensão, mas no resultado produtivo foram verdadeiros desastres.

Sempre tive predileção por sentar-me nas retaguardas das salas de aula, não para valer-me de meios desonestos para obter grau, mas para poder evadir-me mentalmente quando o assunto fosse chato, claro que também de vez em quando dava uma espiada na prova de algum colega, como deve ser o caso da maioria.

Num dos cursos que participei como aluno eu sentava-me na extrema direita do fundo da sala de aula e por conta de uma lesão eu era o primeiro a chegar e o último a sair, portanto de lá eu assistia tudo, principalmente nos dias de prova e assim, as vezes eu sentia vontade de xingar alguns professores pelo constrangimento que sentiam em não quererem por um basta na bandalheira que alguns alunos promoviam enquanto colavam, ao ponto de trocarem provas para poderem ler calmamente as respostas dos outros. Claro que não era a maioria e neste compasso um deles logrou a primeira classificação , com direito a homenagem máxima e tudo, simplesmente uma vergonha.

Da maioria honesta eu lembro especificamente de um que sentava-se quatro carteiras a frente, recebida a prova ele aguardava com ela virada para baixo até que as instruções fossem dadas e só depois mergulhava no mundo só dele e da caneta, raras vezes afastava-se olhando pela janela e terminada a prova saia sem ter dado uma olhada para o lado, sem ter manuseado qualquer material suspeito.

Hoje ele publicou com orgulho o êxito escolar de seu filho mais novo, certamente fruto de espelho tido no próprio lar. Assim presto minha homenagem mesmo que anônima aos verdadeiros merecedores e não aos falsos exitosos!

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 31/01/2015
Reeditado em 31/01/2015
Código do texto: T5120895
Classificação de conteúdo: seguro