CRÔNICA /  O PITO ACESO.


    O Pito Aceso é um lugar que tem lá sua graça,fica espremidinho entre duas montanhas,Minas é assim tem mania de ficar arroxando as cidades e os arrebóis,assim o Pito Aceso fica esmirrado numa sentada de terra poenta indigesta pra cultura.Tem duas carreira de casa,uma igreja,um grupo escolar ,campo de futebol e um escorrega já vai um.Um riozinho magro escorre,com suas águas claras de cristais,lá alegria e tristeza caminham de forma desproporcionais,de forma que a tristeza fica sempre na rabeira,com aquela cara feia e com aquele corpo mortal,não crece,esse sentimento mortuário lá não tem vida,as pessoas nadam num mar de felicidades,as coisas adjacentes que enxerta o arrebol vive cintilando como céu de são João.O Pito Aceso é este lugar magnifico,místico,socado de causos  em suas gavetas.
     Dizem os mais velhos que lá era um lugar sombrio,que só se ouvia a lingua falada da natureza,quando ajeitou neste vale duas familias vindo lá das bandas da zona da mata,vieram tentar a vida nestas bibocas,trabalhar no eito da fazenda dos fragas.Os Freire gente de pele alva,olhos azuis que nem céu estilhaçado,e os Santos ,mulatos de pele firme e porte altivo. Assim nasceu o pito aceso,que aos poucos virou uma mistura de raças.O Odorico freire juntou os panos com Maria Pia santos,deles vieram um renca de café com leite,foram se misturando na bacia do amor de forma que o vale inchou-se e tomou jeito de arrebol,os outros adereços vieram depois,a igreja foi erguida por causa de uma estrela que sempre caia num lugar,o assunto cresceu e o padre Lemos da cidade ali fincou o templo São José,a escola foi coisa do governo do estado,o campo surgiu de varias partidas de quebra dedos que eram travada nas tardes de domingos, o escorrega lá vai um, foi quando um jovem de outra descendencia se engraçou com  Lita freire,agindo de forma estrambótica,o assunto encorpou e um dia de segunda-feira o malvado foi encontrado de borco numa vala todo esfolado,frio e sem vida,dizem até hoje que foi praga da freire velha,mulher de lingua poderoso,assim para dar sumiço no infeliz,plantou ele no meio dum sapezal,e lá outros engraçados chegaram e assim a casa do fim tomou jeito ,uma capelina minúscula foi erguida, o lugar até hoje está reservado para os que transgridem as leis das boas familias e para os que cumprem seu estágio naquelas bandas.
    Este é o Pito Acesso,hoje com algumas mudanças,coisas do avanço das coisas,já tem rede de energia eletrica,ruas de meio fio,casas de telhas de barro,engordou mais ganhou ruas paralelas,as mulheres pintam as unhas,botam saiotes mais curtos, mostram mais suas purezas,os homens largou as camisas de punhos serrados,andam de calção,mostra-se mais abertos aos delírios do amor,mas continuam retos nas virtudes,a desproporcionalidade entre alegria e tristeza é gritante,no ´Pito Aceso doa-se felicidade,tudo lembra prazer,o vento sobe o vale trazendo mariazinhas ,alecrim e outros cheiros da florada,a água vaga sossegada,cristalinas e cheia de frescor,a paz ventila em cada canto,
as pessoas vivem de forma abastada,o Pito Aceso é desta forma um lugar unico,onde  vida ainda tem todos seus componentes e as coisas guardam seus segredos.


    
Divino Ângelo Rola
Enviado por Divino Ângelo Rola em 31/01/2015
Reeditado em 31/01/2015
Código do texto: T5120833
Classificação de conteúdo: seguro