SAPOS NA PANELA

Mais uma novela acabou. Mais uma oportunidade para dizermos não para certos costumes que passa em branco. Vejo muitas pessoas postando mensagens contra o beijo gay dado pelos atores da novela, mas todos estavam com suas TVs ligadas, dando o Ibope necessário para que tenhamos brevemente, não mais o "inocente" beijo desta, mas com certeza um beijo mais "caprichado". Afinal, a quantidade de TVs ligadas dizendo sim, aceitamos isto em nossas casas, dá autoridade para uma futura investida.

Pelo que sei, Félix era o malvado que se tornou favorito de todos. Toda uma trama foi desenhada para que isso acontecesse, e ao final, quando todos estavam felizes com a recuperação daquele mau caráter, vem o tal inocente beijo que deixou todos encantados.

Assim é a artimanha do Diabo. Depois que ele descobriu que assustar espanta, sua estratégia é outra. Vai comendo pelas beiradas e quando chega a hora oportuna acerta o alvo desejado. Pra que capa vermelha, chifre e tridentes? Existem meios menos assustadores e mais eficazes de alcançar o objetivo. O autor do livro de apocalipse nos mostra o Diabo como aquele que "engana o mundo todo" (Ap 12:9).

Assim, aos poucos, vamos adquirindo certos hábitos, aceitando algumas atitudes, admitindo certos comportamentos que são contrários a vontade de Deus, e "inocentemente" vamos nos afundando aos poucos. Gosto muito da versão Século 21 do texto de romanos 12:2 que diz: "não vos amoldeis ao esquema desse mundo", pois é justamente isto que nós, como cristãos, estamos fazendo quando permitimos que estas imagens e outras mais façam parte do nosso dia a dia.

Estamos aos poucos fazendo crescer as estatísticas dos que concordam com os esquemas do mundo. Tiago nos alerta: "resisti ao Diabo e ele fugirá de vós" (Tg 4:7). Isto sabemos muito bem. Talvez o mais difícil seja resistir-mos a nós mesmos.

Como aquele sapo colocado na panela com água fria, que aos poucos vai esquentando, e acaba cozido porque foi se adaptando a temperatura sem perceber o que realmente acontecia, assim somos nós também. Sem percebermos que estamos quase prontos para o abate, vamos nos conformando com a temperatura da água que aos poucos vai nos cozinhando, e nem vemos a distancia que vai nos separando da imagem e semelhança com Deus.

A panela está cheia de sapos. Alguns até reclamam que a água está esquentando, mas continuam lá conscientemente. Outros acham que a água está numa temperatura agradável. E se é para ter amor a vida, eu já pulei fora, e você? Esta esperando o que?