MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO.
Escrevo livros retratando histórias de pessoas há muito tempo. Sempre me perguntam se já "descobri" a "fórmula" da felicidade, depois de tantas histórias ouvidas, mergulhadas e escritas. Acho que duas frases resumes bem isso. A primeira é que nada muda se a gente não mudar. Tudo, exatamente tudo, por mais difícil e complexo que seja, começa da gente, parte da gente. Pode-se querer atribuir a qualquer partícula do universo a causa das nossas mazelas, dos nossos tropeções ou tantos desencontros. Mas, de fato, se a "coisa" não flui do jeito que desejamos, é porque não fizemos a nossa parte direito, ou a nossa parte inteira, completa. Parece simples, mas não é mesmo. Mudar um tiquinho que seja do nosso jeito, da nossa forma de ver o mundo, da nossa forma de reagir é difícil pacas. Digo mudar profundamente, na essência, no bojo, lá no fundão do fundão. Digo isso de cátedra, do alto dos meus 57 anos. A outra frase é: Manda quem pode, obedece que tem juízo. Não adianta querer boicotar, trapacear, fingir que chegou lá. Quem chegou lá, chegou lá. Quem não chegou não adianta praguejar, fazer bico, reclamar, o que for. É preciso dar crédito e respeitar quem venceu, chegou na frente, foi melhor que a gente. Na próxima podemos até virar o jogo mas, dessa vez, são do outro os louros da vitória, os canhões de luz estarão todos mirados nele - e não na gente. Ter capacidade, e humildade, de "abraçar" uma derrota é o primeiro passo para um dia a vitória ser nossa. É isso aí.
----------------------------------
visite o meu site www.vidaescrita.com.br