CAPITALISMO, COMUNISCO, SOCIALISMO

1) No Capitalismo se admite a propriedade privada;

2) Os seres humanos embora viva em sociedade lhes é permitido ter a posse exclusiva do que conseguir legalmente;

3) Pode usar a sobra de recurso conseguido para acumular, para adquirir coisas privadas que julgue querer ter a propriedade, podendo ser objeto(coisas) moveis, ou imóveis, pode agregar valores a estes mesmos moveis e imóveis.

4) No capitalismo a criança é ensinada a “poupar”, nunca gastar mais do que o necessário, e ter esta poupança para adquirir os bens que julguem necessários no futuro.

5) No Capitalismo aqueles que estão começando a poupar e estimulado a poupar para poder ter mais recursos para lhe atender no julgar conveniente sofre com a comparação daqueles que já pouparam, pois nesta sociedade capitalista muitos com grande capacidade de poupança conseguiram um estoque de poupança que é invejável, possuindo muitos imóveis e muitos móveis (coisas como jóais, e outros artefatos de valores).

6) Mas me parece que o maior sofrimento é que aqueles que tem antecessores que não conseguiram poupar, avós, pais, nascem e cresce em um ambiente com menos conforto, enquanto que aqueles que tem avós, pais que tem um estoque de poupança em bens móveis e imóveis de valor, tem um conforto diferenciado.

7) Certa vez ví um exemplo visual em um comentário norte americano em que numa situação atual os poupadores, aqueles que possuem bens estão montados na carruagem enquanto aqueles que não tem estão puxando a carruagem, e com o passar do tempo os filhos daqueles que estão montados irão continuar montados, enquanto os filhos daqueles que não tem poupança e que estão puxando a carruagem continuarão a puxar a carruagem.

8) Me parece que existe uma certa tendência realmente a curto prazo pelo menos a continuar esta visão da carruagem, mas na realizada, tanto as pessoas físicas, como as pessoas jurídicas tem fim, nascem, crescem e morre, com raras exceções algumas empresas por não serem de natureza familiar ou ainda por alguma exceção continuam mesmo com os filhos e netos, surgindo nos casos em que a continuidade não se dá, uma expressão popular que diz, Pai rico, filho nobre, neto pobre.

9) Normalmente o que uma geração familiar (marido e mulher) acumulam de poupança(ficam ricos) , traz um conforto aos filhos (nobres) que consomem de certa forma o que foi acumulado e poupado, e os netos na maioria das vezes (ficarão pobres) novamente.

10) A continuidade da carruagem nem sempre que está montado garante o acesso aos descendentes, muitos dos descendentes ficarão pobres e terão que descer e passar a puxar a carruagem, e aqueles que puxam a carruagem podem em uma economia capitalista a ascender a montaria.

11) É certo que não é fácil a ascendência econômica e social.

12) Quando se fala em social todos tem uma vida social, mas aquelas famílias que não herdaram ou não acumularam, isto não possui bens tem dificuldades imediatas, ou seja tem que todos os dias correr atrás do próprio sustento, do abrigo(casa), assim o mínimo que qualquer cidadão ou família precisaria seria casa próprio, emprego que lhe garanta o sustento e a proteção do frio(roupas), necessita de educação, cultura, lazer, mas tendo casa, tendo saúde pra trabalhar e tendo emprego, terá um mínimo de conforto e poderá dizer que terá uma vida social, mesmo que seja de pessoa ou família (sem poupança) sem propriedade privada além da casa própria. Irá a igreja, a reunião da escola, e com o fruto do salário em troca do trabalho tendo saúde terá alimento, prazer em poder adquirir os alimentos que desejar.

13) Ao contrário é lógico que aquelas famílias que já acumularam nas gerações anteriores, ou mesmo na geração atual, que em muitas vezes até trabalham mais do que aqueles assalariados na “ganancia talvez” de manter a poupança, teriam um conforto maior, pois do acumulado estão garantido pelo menos por algum tempo o alimento, a casa que já é própria, e com uma poupança mais privilegiada, teria uma propriedade extra de lazer no campo ou na praia, seriam sócios de clubes com spas, piscinas, fariam mais festas onde convidariam amigos, teriam na verdade uma vida social maior, embora para a manutenção de tudo isto sempre teria por de traz alguém trabalhando muito para a manutenção da poupança, pois a poupança não “aceita desaforo” se gastar sem repor acaba, e a pessoa ou família vai a “banca rota”, “falência”, fica sem poupança, fica pobre e normalmente quando isto acontece vem com divida que é pior que aqueles que tem o equilíbrio da casa própria e emprego, pois estes não sabe a viver desta forma e o desconforto é muito maior.

14) Assim quando se acumula muito em uma família e quando isto é passado a muitas gerações e isto tem ocorrido no mundo, família que administra poupança por diversas gerações, ou seja um castelo de mil anos, as vezes na mesma família, e todas esses descendentes usufruindo daquele castelo construído a mil anos.

15) É certo dizer, embora não confortável da mesma forma, que os empregados construtores do castelo, também terão suas gerações futuras empregadas na manutenção do castelo e poderia ainda ter sucessores de trabalhadores após mil anos também naquele castelo, ambos proprietários e trabalhadores vivendo em função do castelo e das terras que o cercam.

16) Aqueles que tentam provocar a luta de classe, até onde consigo entender, tentam mudar a estrutura da “PROPRIEDADE PRIVADA”, e eu não consigo entender como isto ficaria, até por que não tive a cultura de viver “atraz da cortina de ferro” e nem saber como era usados os castelos e seu uso era socializados, pois nestas regiões da Bavária muitos lindos castelos foram construídos nos últimos três mil anos, e muitos propriedades móveis e imóveis foram beneficiadas pela iniciativa privada e quando o “comunismo Russo lá imperou, de que forma esta propriedade privada virou pública e por quem era usada pelos “pobres” por aqueles que estavam longe do poder central, acredito que também lá uma diferença haverá, alguém usaria o castelo com uma ascendência de poder, enquanto outros em troco da cota do valor cesta básica trabalharia na manutenção.

17) Isto faz lembrar um pouco dos Templos luxuosos espalhados pelo mundo de qualquer seita ou religião, sejam asiáticas, africanas, Européias, ou Americanas de qualquer continentes, onde a massa (povo) contribui para um bem comum a construção do templo, onde todos irão orar, o templo de todos, mas vejamos o exemplo próximo a nós, onde até não muito tempo as cidades começavam com uma “capela” e com terreno em volta que normalmente pertencia a organização da capela, que loteava e vendia para que os recursos serviriam para melhorar, aumentar ou fazer a manutenção da capela, e assim a capela (templo) sempre ficava “luxuoso” e em volta vive ou viviam os que iriam usar a capela para orar, muitos até sem o lote, sem a casa, mas a posse e a administração da capela esta sob a administração do padre, pastor, ancião ou o nome que se quiser se dar.

18) Na capela, que é isento de tributos por ser sem fins lucrativos(não distribui o lucro poupado) existe o crescimento, o melhoramento da poupança, pois tudo tem um meta, melhoria, acumulação, etc e nisso tudo em nada difere do capitalismo, da propriedade privada, apenas no papel, na contabilidade não é distribuído lucro para o diretor poder como pessoa física adquirir outros bens, ou seja se nestas entidades filantrópicas o diretor como a sobra ou lucro não é distribuído terá que adquirir outros bens em nome da própria entidade filantrópica, ou desviar os recursos para a pessoa física sem contabilizar.

19) Neste sentido e em um história bem atual temos os exemplos de dois amigos que seguiram vidas paralelas Silvio Santos (Empresário da TV e outras empresas), e Bispo Edir Macedo (pastor religioso), ambos estão na revista forbes com um dos cinquenta mais ricos do pais, um pela iniciativa privada com distribuição de lucro outro pelo iniciativa privada com entidade filantrópicas, e este ultimo ainda globalizou sua empresa, foi muito além que Silvio Santos, se instalou em centenas de países do mundo.

20) Pergunto qual a diferença das duas poupanças, acho que é somente “semântica”, um tinha uma empresa privada que contabilmente distribuía lucro, e assim era claro que visava o lucro para a pessoa do diretor, que poderia distribuir o lucro para a pessoa física do diretor ou usar para crescer a próprio empresa, investindo os lucros acumulados. Enquanto que o outro o “Pastor”, em nome de uma entidade de “fé” arrebanhava pessoas e pedia a mesmas doações para erigir templos, alugava estádios de futebol e arrecadava “sacos e sacos de dinheiros” e com o dinheiro erigia templos, também TV, também casas, mansões, etc, e ambos os amigos se tornaram um dos cinquenta mais ricos do Brasil.

21) Não é diferente o Bispo da igreja católica, veja o exemplo de Aparecida-SP, onde uma cidade que cresce mais que a maioria do Brasil, e onde a administração da Igreja católica de lá detem a propriedade de mais de oitenta por cento de tudo que é acumulado(da riqueza), são diversos canais de TV, Centenas de canais de radio, são milhares de lojas dos mais variados itens, desde eletrônicos, vestiários, etc, até a venda de imagens, lembranças etc.

22) Só o patrimônio acumulado do Bispado de Aparecida-SP, tem um valor de mercado de propriedade privada maior que a do Empresário Silvio e do Pastor Edir Macedo no total, e olha que Aparecida é somente uma grão de areia na organização da Igreja católica que a cada dia elege(nomeia) mais um “Santo” e que cada Santo tem centena de milhares de devotos que usam-se o trabalho para a construção de um templo, de uma casa paroquial, de um salão de festa que pratica atos de comercio, de jogos proibidos de bingo e outros tudo no sentido de arrecadar, de poupar para melhorar de acumular.

23) Assim em nome da empresa do Empresário que diz claramente eu produzo o que vocêis querem pra te vender com o intuito de lucro, custou dez, vou lhe vender por quinze, e o lucro vou acumular na empresa ou vou distribuir contabilmente para a minha pessoa física em ambos os casos o empresário vai ficar mais rico, ou por que distribuiu e a pessoa física também ficou mais rica, ou porque não distribuiu e a pessoa física ficou proprietário de uma empresa mais rica.

24) Nas entidades filantrópicas os diretores não se dizem mais ricos, só a empresa é que fica mais ricas e os diretores por sua vez usam o acumulados ou neste caso os arrecadas para adquirir os confortos que eventualmente elegem ser necessários, Bispos evangélicos ou católicos tem carrões, aviões, etc. moram em castelos ambos.

25) Seja em situação de propriedade privada ou filantrópicas ambas as empresas acumularam poupança, capital, bens como queiram chamar.

26) Agora no Comunismo ou socialismo, acredito que funciona mais ou menos como na empresa filantrópica, onde um poder central diz que ninguém pode ter propriedade privada, doa a propriedade do Estado para que o cidadão use em troca de prestação de serviço ou doação ao Estado e os controladores do Estado decide o que fazer com o acumulado normalmente para construir mais castelos para que o poder centralizado possa usar para administrar o acumulado.

27) A meu ver a única diferença é que a Empresa privado com fins lucrativos, nesta não existe Hipoclisia, ela é clara que vive em função de lucro de acumulação de poupança para si e ou para seu diretor que tem a liberdade de distribuir contabilmente os lucros para a pessoa física também ser rica, sendo certo que nas grandes empresa não é comum distribuir os lucros para que as pessoas físicas sejam donas de patrimônio pessoal, como no caso da maior empresa brasileira a “Votorantim”, o seu diretor máximo e homem rico do pais não tinha nenhum patrimônio pessoal, usava para o dia a dia, patrimônio da empresa, e comia por conta da empresa, fazia com que a empresa pagasse toda a sua atividade empresarial e pessoal, encarava as suas refeições como atividade empresarial e tirava nota fiscal para a empresa, pois despesas é dedutível no imposto de renda, assim a decisão era não ter vida não empresarial.

28) No trabalho por troca de salário ou lucro, com o livre arbítrio de poder poupar para adquirir bens privados existe um estimulo, que é poder adquirir o bem que se deseja.

29) No comunismo o trabalho é só em troca de produzir para o Estado distribuidor, Estado este que zela para manter a estrutura do poder centralizador cada vez melhor, mais luxuoso, para distribuir em troca do trabalho uma vale cesta básica, para retirar no supermercado alimento que não é encontrado na prateleira vazia, por aqueles que tinham ficado incumbido de produzir o alimento não teve estimulo de produzir, ou porque alguém que controla a distribuição no meio do caminho desviou para si e seus amigos no poder.

30) Ninguem no comunismo que não seja o Estado Centralizador pode poupar, e o Estado poupador as vezes poupa o pouco que é estimulado a produzir e retem para o comando distribuidor, não chegando ao povo em geral o que é produzido.

31) Na filantropia da religião se promete as oitenta virgens, ou o paraiso de alguma forma, em troca disto a igreja católica na idade média vendia passaporte, e ainda hoje algumas religião vendem e é neste estímulos que a comunidade se dedica e arrecada e doa para os lideres e diretores das entidades, existe um estimulo muito forte que é a “fé”,

32) No capitalismo a arrecadação ou lucro poupado, serve para a satisfação de desejos de ter coisas, e até poder, enquanto no comunismo, só quem está na liderança é que usufrui dos castelos e das benécias, enquanto o povo em geral não tem acesso.

33) No capitalismo, este que não é um regime e tão somente um sistema econômico, ao contrário do comunismo que é um regime politico de não propriedade, existe também existe povo pobre e sem acesso, e para isto que em um pais como o Brasil, governos de esquerda como PSDB E PT, aumentam impostos que chegam a quarenta e três por cento do lucro, para usar na distribuição aos que não atingem um minimo de renda necessário a sobrevivência digna (bolsa família, bolsa gas, bolsa escola, etc), existe até salário prisão, revertido a família do preso como se fosse uma pensão, enquanto o preso está inativa a família necessita de alimento, não são todos que tem direito, só aqueles presos que estão no sistema de seguro previndenciario.

34) Aqueles que estão vivendo o comunismo ainda, embora o sistema tenha falido com a morte de Lenim em 1956, com o fim da Federação Russa em 1988, com a queda do muro de Berlim, principalmente aqueles que de alguma forma ainda se beneficia do poder no regime comunista como “Putins”, pois vive em castelo, com jatos, helicópteros, carros de luxo, não é diferente em Cuba ou na Venezuela, cuba que é um pais pequeno e que desde 1956 foi mantido pela Federação Russa como uma ilhota comunista na américa, e que com o fim da Federação deixou de ser financiada, e que mesmo com o financiamento nunca prosperou e nunca permitiu que seu povo prosperasse, mantendo o povo em rédeas custas, tanto economicamente, como intelectualmente, pois não se pode dizer que um povo que não tem acesso a internet em 2015, depois de mais de vinte anto de existência disto pode ter cultura, conhecimento, riqueza, pois na internet democratica onde todos pode ter acesso, ver, e inserir o que quiser em igualdade de condições.

35) Não quero dizer que as forças extremista não puxam as coisas para o meio, para o centro, assim acredito eu que tem se dado com o Socialismo, onde forças extremistas reinvindicando e até lutando contra o capital, conseguiu regulamentações que beneficiam classes menos favorecidas e trabalhadoras ou não não, por que com o resultado dos tributos estas classes acabam por ter acesso a saúde, educação, remédios, Bolsas família e muitos outros itens importantes para a vida, conseguiram até benefícios diretor s de participação nos lucros das empresas.

36) É certo que sem estes extremismos talvez não tivesse havido estes progressos de vantagens a favor destas classes.

37) Contudo vemos extremismos que justificam o quebra, quebra de bancos ou empresas ricas como forma de chamar a atenção para as necessidades destas classes trabalhadoras, estes extremistas alguns para poder ter mídia fazem qualquer coisa, vandalizam os protestos e reinvindicaçãoes, fazem confronto com a policia, fazem jogos de mídia contra os poderes constituídos.

38) Acredito que os protestos são válidos e como no exemplo do ano de 20013/2014 chegou a levar milhões na rua, mas quando começou o vandalismo o quebra, quebra, esvaziou-se, por que a maioria do povo concorda com as reinvindicações, não com vandalismo.

39) Os comunistas, ou ex-comunista, alguns deles criticam o sistema capitalista, principalmente os excessos de riquezas, de informações, de mídia descontroladas e sem censura, criticam a meu ver principalmente por ser novidade aos mesmos, que ainda não galgaram sucesso no caminho, isto ao contrário da china, que se diz comunista, contudo com uma econômica capitalista de grande escala, e onde tem povo, e lá tem muito, quase metade da população do planeta, o sucessos do capitalismo tem maior chance.

40) No capitalismo, necessita de consumidor, quanto mais consumidor, mais se produz para trocar, e em escala geométrica a produção exponencial vai se multiplicando.

estreladamantiqueira
Enviado por estreladamantiqueira em 25/01/2015
Código do texto: T5113902
Classificação de conteúdo: seguro