O BRASIL NA BERLINDA
O BRASIL NA BERLINDA
“Como os sentidos estão em lugares diferentes da superfície cerebral, as interações deles promovem conexões não usuais e aumentam assim a capacidade mental.” Os momentos vividos, os momentos sentidos e auferidos pelos brasileiros têm tornado os patrícios preocupados, pusilânimes, e escravos de si próprios. Aquela liberdade tão sonhada, cantada em prosa e verso, hoje não passa de um sonho. Sonho acalentado durante mais de 20 anos por brasileiros que criticavam com veemência o regime militar. Dizem os estudiosos que toda crítica, toda tomada de posição existe um objetivo, que pode ser claro ou escuso. No caso da revolução militar as críticas eram saudades das velhas artimanhas maldosas de determinados políticos desonestos, mamadores das tetas do governo. Estavam saudosos, ansiosos por uma abocanhada grandiosa do vil metal das contribuições do povo tupiniquim. “Intuito, aumentar seus patrimônios, não importando o ‘Modus Operandis”, para consegui-lo. Quantas operações foram planejadas e executadas pela Polícia Federal (PF)? Inúmeras? Vejam só o alarde: “Quadrilha vendia carro “fantasma” pela internet, dois presos no estado do Ceará”. Foram mobilizadas as polícias do Ceará e do Rio de Janeiro e culminou com a prisão de 26 pessoas. O brasileiro não quer mais trabalhar, sombra e água fresca tem gosto de festa. A escola do crime tem abocanhado muita gente que sonha com dinheiro fácil. Costumeiramente chamamos essa atitude de falta de vergonha viciosa, pois estimula e aumenta a ação criminosa, punição não existe. A lei é branda para os crimes dos famosos colarinhos brancos. Pedofilia em alta no Ceará! Mãe e sogra de dentista faziam parte da ação criminosa contra crianças e adolescentes desprotegidos. O governo insiste em esquecer e não toma medidas de impacto com ações de cunho social. A retirada desses menores das escolas públicas das ruas e avenidas centrais da cidade deve ser urgente. Deixando-as a mercê de ações deletérias de pessoas inescrupulosas, que praticam os mais hediondos crimes contra esses menores solitários, pela convivência serão num futuro bem próximo, marginais, meliantes tão perigosos, quanto aos que atuam livremente no orbe de Fortaleza.
“Descaso no governo:” - 18 novos casos de dengue hemorrágicos em uma semana, no Ceará. O Pai Maior quando expulsou Adão e Eva do Paraíso disse: “Crescei e multiplicai-vos”. Essa orientação gerou a invenção da matemática (Multiplicai-vos), bem como a assimilação por outros animais do ciclo diferencial do homem. 400 caninos são capturados todos os meses, na terra alencarina. Alguns são sacrificados, pois o Calazar, uma doença viral e mortal é prato cheio para o vetor transmissor da síndrome. E os gatos estão imitando os cachorros, aumentam sua população e a rua é o lugar mais aprazível para esses felinos. Supermercados teimam em enganar a população, a fixação dos preços não é obedecida. A segurança sempre foi um prato cheio nas campanhas políticas. Ronda do quarteirão foi o boom para eleição do governador atual. Se alguém da sociedade visitar as delegacias da capital, da zona metropolitana e das cidades interioranas irão ficar surpresas. O déficit policial é muito grande. Presos fogem da cadeia e roubam armas de policiais. Quantos estavam na segurança? Dois, três, isso é uma vergonha! Parque do Cocó agora é cantado em poesia nas propagandas televisivas. Tudo lá é bom. Rio limpo, urbanizado, acesso fácil, policiamento em profusão. Salinas foram retiradas para melhorar o aspecto do parque, mas a realidade é outra. Querem construir um mega projeto, o Iguatemi empresarial. Uma indagação: “para que veredicto populacional para aprovação do projeto se o próprio Shopping toma grande parte do parque em epígrafe.”. Ninguém falou nada e de espaço em espaço a especulação imobiliária vai matando tão valoroso parque, uma grande área verde em zona nobre da capital cearense. O fisco tem fome. Quer comer sempre, e está levando mais de 20% das empresas.
Daqui alguns meses operação navalha cairá no esquecimento, visto que os envolvidos com os bingos não são mais lembrados. Metrofor tem obra acelerada, mas o que se vê realmente é um grande buraco coberto e muita areia e nada de obras. Mais um PM morre em assalto. Corrupção custa R$ 26 bilhões por ano ao País, enquanto milhares de pessoas esperam em fila quilométrica por um exame médico, e o amor ao próximo tão pregado pelo Mestre, onde fica? A fome é grande demais – Taxas de IPTU (Imposto Territorial Urbano) têm alta de até 566% nos prédios da beira-mar. Abortos clandestinos custam R$ 33,7 milhões e que pratica esses abortos estão presos ou respondendo processo, queremos saber! Conselho de Ética do Senado nada decide a ética não existe mais, morreu. Fortaleza é a 32ª. Capital na América Latina para se fazer negócios e investimentos. Gabrielli abriu a boca e disse tanta asneira que se tornou ’ persona non grata’, par aos cearenses. A culpa é do Presidente Lula que não honrou os compromissos de campanha. Familiares e colegas de farda se emocionam e choram no sepultamento do policial militar Rangel Pereira da Silva, que foi assassinado em troca de tiros com meliante de 17anos e que já havia executado três, mesmo assim continuava solto, pintando e bordando. Os Direitos Humanos estavam lá? Auditor da Sefaz preso por cobrar propina, indagamos esse mal pega? Não existe vacina contra o vírus da corrupção? Dois seqüestros chegam ao fim no Ceará. Tribunal de Conta do Estado (TCE) autoriza licitação para aquisição de 200 viaturas. Vejam o efetivo da polícia, é o mesmo desde 1972. A Organização das Nações Unidas prevê um policial para 250 habitantes na capital e um para 500 no interior do Estado.
Abrigados do Lar da Divina Providência, adultos e idosos sofrem por falta de alimentação. Ex-ministro das Minas e Energias negou sua participação em falcatruas e com andamento das investigações tem a situação complicada. Máfia pagava R$ 1mil à polícia militar, civil e federal que foram pegos pela operação furacão da própria Polícia Federal. Grupo de 30 médicos ameaça pedir demissão em Iguatu. O governo bem que deveria lançar um projeto para aprovação na Câmara e Senado Federal obrigando os Planos de Saúde a recolherem 3% do lucro bruto para amenizar a crise na saúde pública. Esses planos estão faturando demais e ainda cobram R$ 1,50 por hora de estacionamento, são verdadeiros vampirizadores. Além do exorbitante de 27,5% de ICMs (Imposto de Circulação de mercadorias), Ceará que arrecadar mais 255, pode Freud? O tempo passa e novas eleições se aproximam a Fortaleza Bela ainda continua simpática, porém abandonada. Resultado do Enade mostra a qualidade do ensino brasileiro. Faculdades públicas ainda superam as - particulares, não acreditamos nesse resultado fornecido pelo Ministro Hadadd da educação, algo estranho soa no ar e precisamos descobrir.
Governo paga segurança de Ciro, pode? Cut (central única dos trabalhadores arrecada recursos para desfile da escola de samba Vila Isabel). Diretor do programa luz para todos pediu demissão, motivo: “vítima da operação navalha”. Holofotes sobre calheiros, Guido Mantega promete R$ 2 bilhões para Sudene (Superintendência de desenvolvimento do nordeste). Ceará na rota do dinheiro falso, mais um abacaxi para a Polícia Federal. Armas, celulares e drogas apreendidos no IPPS – queríamos saber com que facilidade esses produtos entram nos presídios brasileiros. A Br que liga Natal a Fortaleza a 304 tem placa do Governo Federal para recuperação, mas infelizmente nada fizeram apenas uma operação tapa-buracos e nada mais. Diante de tantos escândalos o que vamos tirar de bom? Nada! Nada! Nada! Vergonha na cara, trabalho sério, leal para salvar o que resta de bom em nosso país. O Brasil arqueja e já está quase em estado de catalepsia.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES - MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE.