OPORTUNA-IDADE

Atravessamos tempos difíceis; conturbados e não poderia ser diferente se levarmos em conta alguns poucos aspectos aqui elencados, como, por exemplo; as crises chamadas econômicas, sejam elas em quais âmbitos ocorram, que faz promover uma verdadeira "corrida ao ouro"; nas mais das vezes e à rigor, "ouro de tolos"; exacerbando o egocentrismo, fazendo concentrar a renda nas mãos de poucos que, a seu turno, transformam-nas em chibatas que, insensivelmente são aplicadas no lombo dos menos favorecidos.

Estudos recentes apontam que 50% de bens disponíveis, em todo o mundo, estão nas mãos de 80 pessoas !!!! Como a balança da justiça social, a da justiça, pode se equilibrar em um cenário dantesco e deletério como este?

Nesse ambiente, salta aos olhos até mesmo dos menos atentos, o oportunismo desses poucos, valendo-se do sofrimento da maioria (patuleia) esmagadora; OS OPORTUNISTAS !

O dicionário ortográfico brasileiro descreve o oportunismo como sinonimizando atitude daqueles que preferem contemporizar, para atingir um fim, aproveitando-se das circunstâncias e, ainda, "sistema ou prática política, que consiste em aproveitar-se das circunstâncias ou acomodar-se a elas e tirar proveito!

Balas perdidas matam crianças nas principais metrópoles brasileiras e, confrontados, os governantes dizem estarem atentos a esse cenário e que devem abrir inscrições para contratar novos policias. Milhões pagam taxas de inscrição e, ainda que, de fato, as contratações aconteçam, ninguém explica onde foram parar os milhares de R$ recolhidos para o efeito ? Multipliquemos todos os concursos anualmente realizados em todo o País e reflitamos se não há aí uma outra "torneira" a vazar diretamente para o bolso de uma minoria ?! Os policiais contratados, sempre em menor número que o anunciado, são mal preparados e ganham pouco. Pronto, criou-se aí o cenário ideal para uma outra praga social; do latim - corruptio.onis; a popular corrupção ! Em bom Portugues, significando, desvirtuamento de hábitos, devassidão de costumes e para ficar por aqui.

Cenário pronto, o tráfico mais não faz do quê se valer da OPORTUNIDADE ! As balas perdidas, então, atingem inocentes e em lugar de punição severa, mesmo diante de imagens incontestáveis, vem a público um "alta patente" a dizer que será "aberto um inquérito administrativo a fim de apurar o que realmente aconteceu!!!!!!!"

Perfídia ! Pantomima ! Cantilena !

Com certeza a sensação de indignação que nos causa, a todos que temos o mínimo de civilidade e amor ao próximo, é muito grande. Seriam necessárias muitas páginas para descrever todos os desvios de conduta cometidos por instituições e pessoas que deveriam servir de baluartes contra a ação danosa da corrupção mas que acabam por se servirem dela, em proveito próprio. OPORTUNISTAS !

Ou entendemos que a mudança dessas e de muitas outras situações, como essa da Petrobrás; Metro de SP e etc,etc, só começará a acontecer quando, antes de votar estudemos, meticulosamente o histórico de cada um desses políticos de profissão e não é difícil fazê-lo, pois que a Internet é das ferramentas mais poderosas, disponível e relativamente barata se comparada a outros custos e cuidemos de ceifar o mal pela raís.

Temos a OPORTUNA-IDADE para isso porque os votantes alfabetizados, apesar da péssima educação que temos, é maioria e, portanto, não podemos desperdiçar a OPORTUNIDADE de agir.

Leandro JP Sousa
Enviado por Leandro JP Sousa em 24/01/2015
Código do texto: T5112363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.