Recorte da vida

Vivemos aqui e agora; tudo o que aconteceu antes e em outros lugares é passado. Em nossa própria interioridade, não estamos limitados ao presente, pois sempre mergulhamos até as profundezas do passado. Isso ocorre por causa de sentimentos, principalmente os de grande intensidade, aqueles que determinam quem somos e como é ser o que somos. Eles não conhecem o tempo, não o conhecem nem o reconhecem.

Naturalmente, seria errado pensar que a menina sentada nos degraus do velho casarão, esperando a hora de ir para o colégio, ainda existe. Seria apenas delírio, pois já decorreu muito mais do que meio século! No entanto, o coração que bate forte diante de cada tarefa é o mesmo que batia à espera do futuro. Ainda está lá, naquele distante lugar do passado, nunca saiu de lá, mas consegue '"viver o presente, o momento presente, a vida presente", acreditar na vida e vivê-la ao lado da família dedicada que ganhou de presente, como precioso tesouro que merece desvelo e cuidado.

Em permanente compromisso com a vida e com a alegria de viver, não é difícil relativizar os contratempos e concentrar-se no que importa para valer. Assim, é fácil esquecer as nuvens escuras para lembrar as horas passadas ao sol, esquecer os erros que já não podem ser corrigidos para lembrar as lições aprendidas, esquecer os planos que não deram certo para lembrar sempre que é necessário ter um sonho.

Escrever é fácil, difícil é expressar por gestos e atitudes o que quereremos dizer, pois a vida é repleta de histórias que devem ser contadas, recontadas, de modo que se tornem coloridas e brilhantes. Elas estão sendo escritas desde o nascimento e continuarão a tecer sua trama com outra histórias. Dessa maneira, alimentam a infância, a adolescência, a juventude, a vida adulta, a maturidade. Diante de cada situação, é bom lembrar que todos os momentos são como deveriam ser. Não são bons nem ruins, apenas são.

É preciso abraçar o agora, sem julgar nem criticar, apenas observando. Assim, é possível aproveitar plenamente os momentos agradáveis e superar os quem afligem, tirando vantagem das possibilidades de crescimento a cada adversidade. Somente dessa maneira é possível criar o hábito de aceitar a vida como ela é, reinventar sempre a alegria de viver e de criar novos caminhos.

Lindita
Enviado por Lindita em 21/01/2015
Reeditado em 21/01/2015
Código do texto: T5109025
Classificação de conteúdo: seguro