UMA DESILUSÃO

Visitando minha terra natal bateu-me uma vontade grande de rever os lugares onde passei minha infância.

Guardo na memória recantos maravilhosos onde samambaias e avencas formavam cortinados verdes.

Sempre reluto em rever aqueles lugares porque sei que tudo está mudado.

Hoje me armei de coragem e fui.

Tudo está tão abandonado que nem tivemos dificuldade em passar a cerca para adentrar na chácara. Ela está toda quebrada mesmo.

O que posso dizer de um moinho que alimentava a vida e hoje é só um casebre em ruínas...

Alguns anos atrás eu estive lá e escrevi sobre o antigo moinho.

O que encontrei hoje foi ainda mais deprimente que da outra vez. Não resta quase nada daquele tempo, só umas paredes que se mantém de pé. Não há mais a roda, o fio de água que movia a roda.

O riacho que passa próximo ao moinho foi canalizado em alguns trechos e um pouco desviado o seu curso.

Eu me lembro bem que o leito dele não corria da forma que corre agora.

Fiquei parada ouvindo o som da pequena cachoeira. Um cheiro forte e desagradável veio me recordar o tempo em que brincávamos nela.

Era um riacho de águas límpidas, rodeado de amoreiras e bambuais.

De vez em quando um de nós era queimado por uma taturana nas folhas das amoreiras.

A pinguela já não existe e conservo-a intacta em minha memória.

O caminho limpo onde abundavam coqueirinhos ao redor, também não existe mais.

Minha mãe e eu ficamos um tempo paradas naquele lugar do passado, com os olhos buscando o que guardamos dentro de nós mesmas.

Cada qual com suas recordações.

O que nos doeu mais foi o abandono que encontramos naquele lugar.

Obviamente que não vimos tudo, só os fundos da chácara porque não havia como atravessar o riacho já que não existe mais a pinguela, nem uma ponte.

Gostaria de ter visto a casa onde nasci, os ranchos onde brinquei tanto, o velho paiol de milho. A casa eu sei que ainda existe e foi reformada. Os ranchos não me informaram se estão de pé. O paiol me parece que foi demolido.

O que vi lá e amei foi uma castanheira imensa. Foi plantada depois que nos mudamos, nós pudemos ver as jabuticabeiras por toda parte e o arvoredo esconde os recantos onde eu adorava estar.

SONIA DELSIN
Enviado por SONIA DELSIN em 19/01/2015
Código do texto: T5107031
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.