Je Suis Chapolin
 
Mais ágil que uma tartaruga...
Mais forte que um rato...
Mais inteligente que um asno...
Ele é oooooo...
Chaaapoooliiin !

 
E agora quem poderá me socorrer? Foi o que Dona Florinda disse quando descobriu que tinha uma Hérnia de Disco. Nunca tinha se interessado por esse tipo de hérnia — nem de disco — até começar a sentir aquela dor lancinante que a incapacitou de uma hora pra outra. Ah, a vovó! Quantas vezes tinha ouvido a boa velhinha explicando suas mazelas: “Foi assim... dormi boa, acordei ruim”. Com ela também, exatamente igual...

Por que será que acontecem essas coisas com a gente? — ela se perguntava. Toda animada no churrasco do domingo, e na segunda aquela surpresa: pontadas agudas, a perna esquerda enrijecida, parecendo que tinha encurtado da noite pro dia. Tentou se levantar.  Que ilusão! Uma sensação de fraqueza na perna, uma mistura de formigamento e dormência, um desconforto na pisada. O que era aquilo, meu Deus?

O que era? Na mesma tarde o Dr. Belchior lhe contou: problemas com o nervo ciático, com toda certeza. E o que significa isso, Doutor? Significa que vamos ter que investigar as causas. A dor é só um sintoma. Algo está errado por aí pelas bandas da sua coluna. As causas? Muitas e muitas. A começar pela idade, passando pela falta de cuidado com a postura, a ausência de atividade física, ou o exagero nas tarefas domésticas. Aposto que tem exagerado nas vassouras, rodos e esfregões, não é, Dona Florinda?

Ganhou a aposta, Doutor Belchior. Dona Florinda vive um completo caso de amor com a turma da limpeza. Desde 240 anos A.C, ela não sabe o que é ter uma ajudante. Primeiro que o dinheiro não sobra pra pagar, segundo, que mesmo se sobrasse, diarista virou coisa rara, depois que a fábrica de cosméticos se instalou na cidade.

Dona Florinda fez uma bateria de exames.  Mas nem precisava tanto. Doutor Belchior acertou de primeira, quando suspeitou da coluna. A Hérnia de Disco estava lá do jeitinho que ele pensou. E agora, Dona Florinda? Vamos tratar, e nada de exageros! Arrumar a casinha agora só do jeito que der. Chega de dias e noites agachando, levantando, arrastando, fazendo a maior ginástica pra deixar tudo brilhando.

A coluna deu o grito: sossego! E pra rimar completou: E se não quiser que fique pior, obedeça ao Doutor Belchior! Dona Florinda vai obedecer. Mesmo porque ela não tem escolha. Neste caso, não há Chapolin Colorado capaz de socorrê-la. E por falar nisso, em tempos de terrores na França ela declarou: Je suis Chapolin! E é mesmo! Daqui pra frente ela só seguirá os bons! Será muito mais inteligente que um asno, tão ágil quanto uma tartaruga. Além disso, todos os seus movimentos serão friamente calculados. E que ninguém duvide de sua astúcia: ela vai superar mais esse infortúnio.  Hérnia de Disco? Tenha dó! O que é uma hérnia para quem já venceu coisa pior? Ah, vira esse disco!