"ALGUMA COISA ACONTECE NO MEU CORAÇÃO"

Texto/opinião

NÃO QUE EU SEJA ADEPTA DA "TEORIA DO CAOS"...MAS VAMOS ENXERGAR UM POUCO?

Estamos a exatos nove dias do aniversário de São Paulo e a festa já está prenunciada na mídia, ao menos.

É só festa por aqui.

A televisão começa a chamar os telespectadores para opinarem, mandarem vídeos e fotos, enfim, quaisquer manifestações artísticas sobre a cidade embasadas no amor dos cidadãos do mundo pela nossa querida Sampa...a velha cidade sempre de braços abertos, embora nitidamente exauridos, mas que ainda desperta poesia, tal qual a despertou mais genuinamente aos versos de Caetano Veloso na nossa mais famosa esquina poetizada: a Ipiranga com a São João.

Para mim, um verso histórico e previdente: "alguma coisa acontece no meu coração".

De fato, no meu também acontece.

Talvez Caetano, na sua época de jovem inspiração sampista, nem desconfiasse do que aconteceria com o amante coração de todo o seu versejado entorno...

O que aconteceria aos corações conscientes, obviamente, cuja poesia mais simplória, hoje muitas vezes se nega a habitá-los, simplesmente porque os tempos são bem outros.

Mas há um consolo: dizem que as melhores poesias surgem nas maiores adversidades.

Poetas, venham a Sampa! A poesia está aqui!

E nesse texto eu convido os caros gestores da cidade, senhor prefeito, senhores subprefeitos e demais equipe técnica diplomada pelos cidadãos para cuidarem do nosso todo; eu os convido para passearem pela cidade, pode ser de bicicleta inclusive, pelas novas ciclovias tão saudáveis e seguras, faz bem para os corações tão sofridos e ansiosos por uma cidade mais humanizada.

Se não houver tempo de olharem para o surreal das telas dos cantinhos mais escondidos e inacessíveis mesmo às bikes robustas e blindadas ao tudo, eu os convido para olharem ao menos para a região histórica central da cidade, o marco zero tão esquecido e dilapidado, fato que não ocorre nas principais capitais do mundo civilizado, as que fazem da sua história central seus cartões postais de boas vindas aos cidadãos autóctones, aos agregados e aos turistas.

E claro, cidades que educam a população para a cidadania para valorizar o seu habitat e que tanto inspiram as ideias que chegam a Sampa...mas que nem sempre se aplicam à nossa tão dura realidade de desagregação social.

"alguma coisa acontece no meu coração"...

A vinte e cinco de Março, a exemplo está em chamas...

Ara, e como não estaria?

Será que é tão difícil olhar, só de fora, para o aspecto das edificações antigas e aglomeradas, as que chamam de "shopping popular"?

Alguém aí responsável pela cidade , já reparou no emaranhado de fios que decoram o cenário surreal das calçadas que recebem o país inteiro para as compras de tudo, fios que coroam as cabeças dos transeuntes, numa poluição visual d edoer o coração?

Alguma coisa acontece no meu coração, no meu pulmão, e principalmente na minha emoção...

Alguém aí já olhou para o estado dos ELEVADORES ANTIGOS do centro de São Paulo? São lindos!

Mas é no mínimo assustador, algo sinistro passear neles. Dá mais medo que as ciclovias, que os buracos do nosso asfalto urbano, e que a violência por todas as esquinas que não são a do Caetano.

Alguém aí já sentiu o abandono que faz insalubridade e periculosidade à circulação de pessoas nos prédios do comércio do centro velho de São Paulo?

Alguém se importa com o estado de abandono CRÔNICO da nossa cidade há anos... anos.... anos a fio?

Lembro que nosso prefeito , quando da sua campanha, fez uma mídia linda do centro antigo, ali onde hoje está em chamas, lembro que enalteceu a região onde quando criança ele costumava frequentar em família. Fui às lágrimas com o marketing, porque eu também costumava passear em família por ali...

Não seria super bacana cuidar mais daquela região e reavivar nossa memória de tempos melhores? Fica a dica, o pedido, a imploração cidadã, o melhor e mais cabível presente de ANIVERSÁRIO para a cidade de Sampa: cuidado!

Todo mundo gosta de ser bem cuidado....não é mesmo?

A Ladeira Porto Geral...a exemplo, pede por socorro...e faz tempo.

Alguém aí já viu o estado do asfalto e das calçadas de lá? E do lixo nas bocas de lobo?

O entorno do Mercadão Central tão cantado na mídia, alguém já viu?

Ou só interessa vender ao mundo o famoso sanduíche de mortadela?

Alguém acredita que ali ainda se possa circular de automóveis? Na ladeira?

Seria ato de vidência espiritual pressentir que alguns locais da cidade exalam cheiro de tragédia prenunciada...apenas pelo abandono visual?

Bem, a Vinte e Cinco de Março, paraíso das compras nacionais, hoje está em chamas infernais, em pleno calor insuportável numa cidade que não há nem água para se beber.

Termino deduzindo que: se a "teoria do caos" é verdadeira, ainda que não fosse, Sampa decerto seria em hipótese o ponto de partida prático para a tese da minha opinião: a de que o caos se constroe ao longo do tempo apenas com abandono, negligência e falta de respeito pelo Homem e pela Natureza.

E por falar em Natureza, ela não tem culpa de nada.

Parem de culpá-la!

A culpa é toda da nossa natureza humana, a que vela o senso crítico e inverte a prioridade natural de todas as coisas...

Alguma coisa fortemente acontece no meu coração.

Não poderia ser diferente para alguém que ama a sua cidade natal.

Feliz aniversário SÃO PAULO.