LEMBRANÇAS DE UMA VIAGEM.

Passamos um mês no Pará, meu estado natal.Rever os familiares é gratificante.Muitos sobrinhos (45) e quase 200 sobrinhos-netos, não dá para conhecer e rever todos. Fomos até Novo Horizonte, um povoado pertencente ao município de Piriá.È lá que reside meu irmão Humberto que insiste em dizer que tem 60 anos , quando já passou dos 80.Quando perguntei se estava bem de saúde ele respondeu que nem tanto por ter muitas saudades das moças novas.E quando o convidamos para vir a Curitiba, respondeu enfático: só quando meu helicóptero ficar pronto, ou seja nunca. Minha cunhada Zoé não sabia o que fazer para nos deixar á vontate e nos agradar. Em Novo Horizonte floresce promissora cultura da pimenta do reino, boa fonte de renda para os moradores do lugar.De Novo Horizonte fomos até o sítio de meu sobrinho Toninho.Muito banho de igarapé, muita galinha caipira, água de coco e açaí. Tudo muito simples mas acolhidas de coração. Em Irituia, minha cidade natal, Vital, sua esposa Nenê, Pracinha,Tereza , Zenaide e João, marido de Zenaide, nos receberam com tantos cuidados afetuosos que não dá para esquecer . Sem falar de Tereza, sobrinha do coração.Na casa do Pracinha nos foi servido o mais saboroso tambaqui que já comi.No meu sobrinho Rubens, a mais deliciosa coalhada.

Em Belém, impossível não falar das sobrinhas Marlise, Marluce e Sara, todas nos enchendo de mimos, com os deliciosos almoços. Da irmã Graça e do cunhado Ribamar, saudade da companhia nas nossas andanças pelo interior.

Como desta vez optamos por conhecer os balneários, nos deliciamos com os banhos de água gelada.São muitos os balneários, com o aproveitamento das centenas de igarapés que existem no Pará.

Como já disse em outra crônica, O Pará tem um potencial turístico ainda não bem aproveitado.E a capital Belem, com exceção dos bairros nobres, ainda é muito maltratada pelos habitantes, em termos de limpeza.Sempre valerá a pena visitar o Ver-o-Peso, as Docas, as 12 janelas, o Forte do Castelo, o Mangal das Garças, o Porrtal da Amazonia, o Bosque Rodrigues Alves e o Museu Emilio Goeldi. Os passeios de barco para a ilha de Cotijuba e Carnapijó, são imperdiveis, assim como uma cervejinha gelada na orla de Icoaraci . E se tiver tempo, visitar e conhecer um pouco da ilha do Marajó.Fico por aqui. Há muito para falar desse estado, belo e acolhedor.