Eu realmente acredito no Brasil desenvolvido
Lendo uma famosa revista que trazia em sua capa uma mensagem de esperança para o futuro do país em 2020, me trouxe uma certa reflexão que me fez realmente acreditar no seu conteúdo.
Eu realmente acredito que 2020 seja o começo de uma nova história pro Brasil sim. O povo mudou muito, por mais que nosso sentimento de "inferioridade tupiniquim" até tenha majorado, nós não queremos mais isto para a gente, um exemplo disto é a insatisfação expressada por jovens e adultos de até trinta e cinco anos, nas redes sociais, com o cotiano brasileiro.
Somos um povo de origem lusitana, logo é natural para nós sermos pessimistas com o nosso futuro, afinal, se tem algo tipicamente lusitano, é o pessimismo. Mas é graças a este pessimismo, que nos faz ser um povo prevenido, que prefere a neutralidade a guerra, e isto de certa maneira nos permite uma certa estabilidade no cenário global, permitindo que, mesmo com políticas econômicas de gostos duvidosos que tenham existido em nosso país no século passado, ainda tenhamos a capacidade de atrair investimentos estrangeiros, mesmo no cenário atual de desconfiança generalizada sobre a América do Sul em razão do bolivarismo.
Creio que a internet foi a maior propulsora da democracia no país. Fez com que Brasileiros, antes isolados, conhecessem um ao outro e suas diversas realidades, desmistificando a imagem que era transmitida pelos livros e pela televisão somente. O nordestino viu que o sudeste não é uma terra de grandes riquezas, como o sudestino viu que o nordeste não é apenas seca e miséria ou praias bonitas. Conhecemos hoje nossos problemas sociais, e estamos socialmente mais conscientes, e por este motivo estamos reivindicando mais.
Talvez não saibamos reivindicar ainda, nossas manifestações ainda não são bem organizadas, mas já temos coragem de "dar a cara a tapa" e lutar pelos nossos direitos. Um por um que se levanta, consciente da sociedade em que vive e dos seus direitos, tende a forçar um país, que foi uma "tradicional" República das Bananas no século XX, em um país em desenvolvimento pleno, que rompe a cada dia com os velhos moldes oligárquicos e passa a se portar de forma verdadeiramente democrática.
A política por consequência tende a mudar. 2020 é a década do bicentenário de nossa independência e certamente muita coisa será questionada e muitas mudanças serão exigidas. Muita coisa será repensada, e sim, o brasileiro hoje exige que os serviços básicos que o governo deveria assegurar-lhes desde sempre, sejam prestados com qualidade. O brasileiro hoje não vota mais por uma dentadura, vota esperando educação, saúde e segurança, pois quer consolidar sua democracia, seu povo e por a termo a impunidade que caracterizou nosso país durante tanto tempo, e que tenho esperança que num futuro bem próximo, ela se diminuirá, e o político estará a serviço do povo, não o povo a serviço do político, pois é para isso que caminhamos: Caminhamos para ser um país desenvolvido.