A primeira vez de Maria

Maria morava no sítio. Era uma menina alegre (como todas as crianças deveriam ser). Corria, brincava com os irmãos dela. Sabe qual era seu brinquedo preferido?Uma vaquinha feita com uma bucha vegetal. Ela arrancava a bucha do pé, pegava quatro pedaços de pau e fincava na bucha (como se fossem pernas). Pronto!Estava feito o brinquedo.

Maria era feliz vivendo em sua simplicidade... O pai de Maria trabalhava como meeiro* de café. Dezembro era a melhor época do ano: era quando se vendia a produção da lavoura, então se fazia festa!

A mãe de Maria vestia as melhores roupas nos filhos e ela própria e o marido também vestiam suas melhores roupas e rumavam para a cidade fazer compras para o dia de Natal e Ano Novo. Todos ficavam muito alegres.

Naquele ano (ano em que Maria já tinha seus quatro aninhos), aconteceu algo diferente:- O pai de Maria os levou a um bar. Sentaram-se todos á mesa e seu pai foi até o balcão para fazer o pedido para sua família.

Na mesa, ansiosos eles ficaram esperando... Chegou: Pão com mortadela e guaraná!

Cada um pegou seu pão e seu copo de guaraná. Maria ávidamente levou seu copo aos lábios para afastá-lo rapidamente enquanto gritava para seu pai:

-Pai!Está quente! E assoprou o guaraná...

Seu pai sorriu e disse:

-Maria, pode beber não vai queimar sua boca. Não está quente. Está gelado.

Ela nunca havia experimentado nada gelado, Era sua primeira vez.No sitio se guardava carne na lata de banha, e se tomava água fresca da fonte...Era tudo muito natural e simples.

*Diz-se do agricultor que trabalha em terras que pertencem a outra pessoa. Em geral o meeiro ocupa-se de todo o trabalho, e reparte com o dono da terra o resultado da produção. O dono da terra fornece o terreno, a casa e, às vezes, um pequeno lote para o cultivo particular do agricultor e de sua família. Fornece, ainda, equipamento agrícola e animais para ajudar no trabalho. Adubos, inseticidas e adiantamentos em dinheiro podem ocasionalmente ser fornecidos pelo dono da terra. No Brasil, a agricultura de meação ainda é muito praticada, principalmente nas regiões mais atrasadas.

Wal Ispala
Enviado por Wal Ispala em 13/01/2015
Reeditado em 10/02/2015
Código do texto: T5100261
Classificação de conteúdo: seguro