Os filhos de zumbi

Somos descendentes de zumbi atravessamos anos de escravidão, sofrimento, exclusão.

Somos a esperança de uma resistência por moradias digna um prato de comida, um olhar de aprovação.

Somos sim! A esperança, pois apesar de tantos sofrimentos na labuta do dia, para conseguir o alimento com o esforço do nosso trabalho com dignidade.

Somos sobreviventes dos guetos, das favelas, da falta de oportunidades, da exclusão social.

Somos as crianças, os moradores de ruas com poucas oportunidades os idosos desamparados e sem oportunidades nas ruas e vielas das grandes cidades.

Somos os moradores de rua que algum dia teve suas moradias, pois muitos que se encontram desabrigados tiveram um lar e por falta de uma infraestrutura não tiveram opção a não ser as encostas e os barrancos espalhados pelas cidades, que com a chuva acabam perdendo o pouco que possuíam e por não tem opção, é mais um na multidão.

Somos a esperança e acreditamos que o amanhã será melhor com o nascer do sol.

Trabalho não é problema. Oportunidades é o que pedimos. Pedimos revisão nos direitos trabalhistas porque temos que trabalhar 30 ou 35 nos para contribuir com a previdência social e os políticos com oito anos de mandato já podem se aposentar!

Somos um povo que busca sobreviver em meio à violência, a falta de água, as escolas em mal estado de conservação, a falta de professores, médicos, a saúde em caos, transporte publico em péssimos estado superlotados.

A história de Zumbi serviu para alertar que só se consegue os objetivos lutando por eles, as mordaças, os grilhões e os chicotes; Se não buscarmos os nossos direitos certamente sentiremos. Quando dizem não aos nossos sonhos e nos calamos com o conformismo que assim é melhor, aí está presente a inoperância, as correntes que nos aprisionam se faz presente quando ficamos apáticos diante de situações que poderia ter outro significado em nossa vida mais por medo de acreditara que não podemos continuaremos aprisionados a eles, já as chicotadas essas são a que mais dói e o preconceito que enfrentamos por diversos motivos por conta da condição social, pela cor da pele, pela religião escolhida, por se magro, alto, baixo pobre enfim o levante já foi deixado historicamente por zumbi basta você acreditar que não será apenas mais um no meio a multidão e sim você que vai escrever a sua história.

Elisete Soares Moreira
Enviado por Elisete Soares Moreira em 12/01/2015
Reeditado em 26/04/2016
Código do texto: T5099734
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.