Será o Benedito? (Um excerto do folclore político mineiro).


Dentro de um velho baú cheio de cartas, recortes, cadernos, retratos e outras quinquilharias de propriedade do escritor português António Botêlho Focinheira, encontrou-se o excerto que transcrevo a seguir:
[...] ”então o que vou narrar é apenas uma dentre as muitas anedotas atribuídas ao lendário Benedito Valadares, figura destacada do folclore político das Minas Gerais e autor da famosa e inefável frase: ‘Estou rouco de tanto ouvir’.
Getúlio é deposto em outubro de 1945 e José Linhares exerce a presidência até a eleição e posse do Marechal Dutra, em janeiro de 1946. Caberá aos parlamentares constituintes a escolha do vice de Dutra, posto que entre 1930 e 1945 Getúlio não teve vice e suas eventuais substituições eram incumbidas ao Presidente da Câmara dos Deputados. Mais do que a metade dos constituintes era composta pelo PSD com muitos nomes de expressão nacional e que em MG reunia alguns de seus expoentes: Benedito Valadares, Fernando Melo Viana, Gustavo Capanema, Juscelino Kubitschek, José Maria Alkmim, Cristiano Machado, Israel Pinheiro etc.
Conta a lenda que quando começaram as articulações para a escolha do vice, numa roda em que estavam presentes vários próceres do PSD, Benedito Valadares tomou a palavra:
– O nosso partido é majoritário, temos que escolher o vice do Marechal. Quem vai querer ser? E, dirigindo-se a Wellington Brandão, perguntou: você quer? Porque eu não quero.
– Nem eu, disse Brandão. Valadares apontou para Rodrigues Seabra.
– Nem eu, retrucou Seabra. Valadares olhou para Capanema.
– Nem eu, cortou Capanema. Valadares piscou para Melo Viana (que fora vice de Washington Luís até serem ambos depostos por Getúlio em 30).
– Nereu! Exclamou Melo Viana. Vamos indicar o Nereu por aclamação.
– Boa decisão, boa decisão, solidarizou-se Valadares, abraçando Viana efusivamente.
Assim, Nereu de Oliveira Ramos, constituinte eleito pelo PSD de Santa Catarina, acabou virando vice de Dutra por obra do PSD de Minas induzido marotamente por [...]”.
luca barbabianca
Enviado por luca barbabianca em 12/01/2015
Reeditado em 13/01/2015
Código do texto: T5099432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.