O ESPÍRITO SANTO.

Quem não vive, também e principalmente em espírito, na chama de seu interior, de sua alma que pensa e mora no mundo imaterial, mas somente em matéria, nada tem a dizer.

A matéria se dissolve, inexorável, e se transforma em camadas menos nobres, embora necessárias. Nada é impermanente a não ser a impermanência das coisas, em sua mutação, mas o espírito é a permanência integral, absoluta.

Somente ser bom não basta, é preciso viver apregoando e fazendo o que é bom, e o que é bom surge de uma Lei Moral unânime, que marca todas as regras humanas, desde o iluminismo e mais recentemente na Declaração Universal dos Direitos Humanos. São princípios ensinados pelo espírito de um homem como nós, Jesus de Nazaré, seu espírito é santo, o Espírito Santo com origem em seu Pai, Deus, o Primeiro Movimento.

Por que alguém ou alguma coisa, acreditados por deísmos ou teísmos, criou a matéria exclusiva que somos nós, com pensamento e possibilidade de escolha? Um significativo e intransponível marco diferencial de tudo. Conheçam-se os planetas gasosos, um pouco, e os rochosos, e veja-se o que é o vasto desconhecimento que continua. Nada se sabe sobre a vida no cosmos, muito pouco, só que a água, QUE NÓS TEMOS, é essencial para a vida. Só nós temos por quê?

A cada dia esse algo ou alguém, um Deus de qualquer origem, recria e reiventa o universo que, embora só se aborde sua criação, continua em curso sua feitura ou desfazimento, não importando a ordem temporal, anos, séculos, milênios, milhões, bilhões de anos. Contudo só se fala em sua criação, polêmica e vazia.

Sem pretensões de pieguice, é preciso àquele que deseja ascender a uma vida pacificada e serena em aspirações visionárias do que seja ser e estar bem, buscar essa santificação simplória, aquela que não deseja canonização ou beatificação dos homens, mas a paz em todos os espaços, e maximamente em sua consciência. Terá e viverá uma vida melhor, com lastro em seu interior, em sua espiritualidade.

Há um turbilhão ascensional espiritual imperceptível vigorando, ninguém está ou fica parado mesmo preso voluntariamente na aparência efêmera das coisas, da matéria. Ninguém freia a própria evolução, ainda que ignore o que acontece em seu entorno espiritual.

A consciência relativa ou absoluta secunda os passos da permanência e da impermanência. Viver em espírito, ser e apregoar o que é bom deve ser a meta do ser humano para que haja um mundo melhor.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/01/2015
Reeditado em 11/01/2015
Código do texto: T5098152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.