TELEFONES IN[ÚTEIS]

Precisando de um número de telefone? A velha e boa Lista! Eu também faço isso. E foi o que fiz, desesperadamente, à procura de um número para falar num setor de certa Repartição Pública, onde preciso pegar um papel que lá deixei antes do final do ano. Aliás, papel que precisava pra ontem, mas que tive de concordar em pegar só em janeiro, pois em tempos festivos de Fim de Ano nada funciona nesta Terra Brasilis de meu Deus! Paciência! São nestas situações que me vem à mente um cartaz que li certa vez numa outra Repartição: “Urgente é algo que você não fez na hora certa” – frase, aliás, creditada a Shakespeare. Será? Nosso imortal dramaturgo inglês escreveria isso? Deixa pra lá...

Pois é... Paciência! Afinal somos seres interdependentes. Nossa vida só funciona quando cada um faz sua parte, não é assim? É! Ai de nós, não fosse o relevante quadro social que respalda nossa sobrevivência: serviços públicos, médicos, financeiros, educacionais, religiosos, comerciais e por aí vai... A lista telefônica, por exemplo, é um serviço – muito importante - de prestação de serviços ao cidadão. É pra ela que a gente corre quando não tem a menor ideia de como falar com os supracitados outros serviços que nos obrigam a usar telefone todos os dias. Bem por aí, mas...

...quero saber do meu papel! Será que ficou pronto, assinadinho e comprovado para os devidos fins a que se destina? Agora que janeiro chegou e temos um tempinho pra respirar até que chegue o Carnaval — e suas mirabolantes mulatas rebolantes — espero sinceramente que meu documento possa estar prontinho, até mesmo pra atestar que nossa vida depende, em boa parte, de uma boa parte de papéis... Sim, todos aqueles cujo papel é convergir para a solução dos probleminhas que deixam nosso céu um pouco menos azul...

Passo o dedo em zilhões de telefones listados em nome da Repartição. Acho o meu setor e ligo. Mas, ao fundo, só uma musiquinha, daquele tipo que todo mundo já tão bem conhece. Repito a operação alguns trilhões de vezes. A mesmíssima sinfonia me acaricia os tímpanos. Não vai dar não! Tento outros setores. Pra quê? Talvez pra preencher o tempo ou exercitar a paciência. Parece mentira, mas todos tocam música! A música está no ar! Será um complô? Gostaria muito que alguém me dissesse por que nenhum deles atende! Coincidência? Todo mundo almoçando às 14h! Só pode ser! Isto se eu não soubesse que o expediente por lá começa às 12h!

Começo a achar que estou redondamente enganada sobre tudo! Quem sabe minha lista esteja ultrapassada, ou a Repartição tenha mudado toda a sua rede de comunicação com a população... Pode ser! Vou à internet à caça de novidades. Oba! Estou com sorte! Encontrei uma página inteirinha de “Telefones Úteis”. É claro que vou salvar essa salvação nos meus Favoritos! Imagina que mão na roda! Salva a minha salvação, vou atrás do número que me interessa. Vejo que o tempo todo estive redondamente certa!  Ligo e escuto... Uma musiquinha!? Ainda? Não é possível! Só me resta, num último gesto de protesto contra não sei o quê nem quem, deletar esta página de “Telefones Inúteis” que acabo de achar. Afinal pra que me serve tanto número se todos só me fornecem uma orquestra pra escutar? Pensando bem, já que dancei mesmo, se pelo menos o que escuto  fosse um sambinha quem sabe eu já entrava no clima do Carná  e partia logo pra folia...